Controlar as finanças é uma das principais funções do empreendedor que toca o seu negócio próprio. E muitos não têm experiência em administrar a contabilidade de uma empresa e acabam perdendo oportunidades, ou criando dívidas em função da falta de planejamento e controle financeiro. Para ajudá-los com esta missão, falarei hoje sobre a importância do fluxo de caixa, uma das principais ferramentas de gestão financeira.
O que é fluxo de caixa?
Fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que mostra, detalhadamente, os valores que entram e saem de uma empresa. O seu cálculo é feito a partir dos saldos existentes em contas bancárias e dinheiro disponível na empresa.
Depois são listados todos os valores que entram na empresa através de pagamentos de clientes, saldos de investimentos e outras formas de receita. As despesas também são anotadas: pagamentos a fornecedores, salários, tributos, contas de consumo, como energia, água e luz, além de compras de materiais e equipamentos, entre outros gastos, entram no cálculo do fluxo de caixa.
Calcular o fluxo de caixa é simples, porém é necessário que o empreendedor tenha a disciplina necessária para acompanhar a movimentação financeira da empresa diariamente e registrar tudo de forma sistemática.
Porque fazer o fluxo de caixa da sua empresa
Esta ferramenta é importante para que o empreendedor possa identificar a situação real das finanças do seu negócio e fazer análises e projeções mais complexas com base em dados verídicos.
O fluxo de caixa garante ao empreendedor um controle maior do que é recebido e o que é gasto pela empresa, se configurando em uma boa ferramenta para identificar desperdícios, verificar a existência de débitos pendentes e ainda auxiliar a tomada de decisão por parte do empreendedor.
Com um fluxo de caixa bem organizado é possível que o empreendedor identifique quais são as áreas que precisam de investimentos e também operações ou processos que contam com um excesso de recursos.
Através de um controle rígido do fluxo de caixa, o empreendedor também consegue planejar-se financeiramente para fazer o negócio crescer e prosperar. Decisões como a compra de equipamentos ou imóveis e a contratação de pessoal dependem dos planejamentos resultantes deste controle, que dirá se é o momento propício ou não para a realização destes passos.
Agora que você entende um pouco mais sobre a importância do fluxo de caixa, fique por dentro de novas sacadas sobre empreendedorismo e gestão de negócios digitais assinando a nossa newsletter. Basta cadastrar o seu e-mail nesta página para receber conteúdos exclusivos gratuitamente.