Quem nunca acessou um site que indicava com uma “plaquinha” ou seta que o endereço mudou, que atire a primeira pedra! Esse é basicamente o conceito de redirect. No post de hoje, você entenderá a importância do redirect 301 para seu site. Ficou curioso? Então continue essa leitura!
Antes de tudo, saiba o que é redirect 301
E antes de entender a importância do redirect 301, vamos entender bem o que ele é. Imagine que você vá até uma loja física e, ao chegar a um determinado departamento, ele está sinalizando que você caminhe para outra direção. Digamos que o redirect 301 é igual, mas atua de forma on-line. Ou seja, qualquer visitante que acessar uma página que você não deseja, ele será imediatamente levado a outro local. Além dele, outros códigos de retorno também são bastante comuns: 302, 404 e 500.
Por que o redirec 301 é importante?
Levando em consideração que mudanças estão sempre presentes na rotina de um site, é de suma importância tomar cuidado com alguns procedimentos. O redirecionamento 301, por exemplo, é essencial, já que é por meio dele que o visitante é encaminhado de uma página antiga a uma nova, sem perder o tráfego, ranking ou autoridade.
Além disso, quando falamos sobre algoritmos dos mecanismos de busca, estamos falando da possível existência de inúmeras páginas com links para outras e nem sempre os robôs de busca saberão se a página foi ou não removida. Essas referências são primordiais para trabalhar o rankeamento da página.
Com isso, vemos que o redirecionamento ajuda na orientação ao robô sempre que ocorre alguma alteração e o redirect transfere a autoridade de uma página antiga para uma nova, incluindo PageRank.
O redirecionamento é uma excelente prática de SEO e por isso é usado para melhorar a experiência do usuário, já que também diminui o risco de apresentar o erro 404.
Saiba quando usar o redirect 301
Vale ressaltar que o redirect 301 é destinado às alterações permanentes. Abaixo, veja quais as situações mais indicadas:
Migrar uma página ou site: o redirecionamento 301 é fundamental para migrar arquivos ou páginas de um local.
Redirecionar uma página que não existe mais: outra situação bastante comum é a de páginas que com o passar do tempo não existem mais, principalmente no caso de datas sazonais e promoções. Porém os links para essas páginas não desaparecem e, para evitar o famoso erro 401, vale a pena redirecionar o visitante para algum conteúdo relacionado ao assunto.
Evitar a duplicação de conteúdos: como o Google valoriza conteúdos que são exclusivos e diversificados para que apareçam nos resultados de busca, o redirecionamento evita conteúdos iguais e escolhe somente um como principal.
Com isso, concluímos que o redirect 301 é um recurso extremamente útil para o seu site!
Esse artigo foi útil para você? Então não deixe de comentar e continuar acompanhando o portal Ignição Digital!