Existem diversas abordagem de vendas e não é meu propósito dizer aqui qual é a melhor, porque isso dependerá das características e objetivos de sua empresa. Mas, independentemente de sua escolha, é importante compreender que ela deve atender as necessidades dos clientes.
A internet tem mudado a abordagem de vendas tradicional, em que o vendedor exerce papel ativo e os clientes, considerados passivos, são convencidos a comprar. Essa relação agora é mais prática e sem tempo a perder: as pessoas não querem mais ouvir falsas promessas, mas sim soluções para seus problemas. Cercadas por informações, escolhem aquelas que são relevantes às suas vidas e dificilmente caem na lábia de vendedores cujo discurso é feito da boca para fora.
Por permitir uma troca mais democrática, cada vez mais a internet tem se mostrado como excelente meio de abordagem de vendas e a tendência é que seja o principal em um futuro mais próximo do que imaginamos. Diante disso, preparei algumas dicas para ajudá-lo a utilizá-la de forma bem-sucedida:
Comprometa-se com seu cliente
Na internet, é difícil afirmações sobre produtos e serviços da boca para fora colar. Esse discurso é visto como enganador ou enrolação mesmo, e ninguém gosta disso, não é mesmo? Como eu disse, em meio a tantas informações, você deve se destacar e nada mais eficiente para fazer isso do que oferecer algo significativo para eles.
Ao invés de se focar nos seus produtos e serviços, demonstre o quanto eles podem ajudar a solucionar os problemas dos seus clientes. Falando mais claramente, demonstre em que sentido o seu negócio agrega valor à vida das pessoas.
Estabeleça relacionamento com seu cliente
A ótima forma de fazer abordagem de vendas pela internet é estabelecer um relacionamento efetivo com seu cliente. Oferecer conteúdo gratuito e que efetivamente faça a diferença na vida do seu público-alvo é fundamental nesse processo. Aposte em abordar assuntos que tenham a ver com seu negócio e, ao mesmo tempo, falem coisas que eles não sabem para ganhar sua atenção.
Bem, para isso, será necessário conhecer melhor os interesses e gostos do seu cliente. Com esse levantamento, pode investir em informações mais atrativas e, com isso, encontrar o momento certo para abordar seus prospectos sem espantá-los.
Pense no cliente mesmo após a abordagem de vendas
Você somente verá os resultados de seu relacionamento com cliente após algum período. Mas quando ele o procurar com interesse em adquirir seu produto ou serviço, é importante manter a mesma postura utilizada até aqui. Conheça mais sobre esse cliente em específico para personalizar seu produto ou serviço e apresentar soluções efetivas.
Escute seu cliente
A internet permite a troca mais efetiva de experiências e opiniões. Utilize essa característica a seu favor para obter informações que o ajudem a melhorar sua abordagem de vendas. Abrir um canal de comunicação eficaz com seu cliente também é ótima forma de conhecer melhor os gostos, interesses e necessidades do seu público-alvo.
Todas essas dicas são passos básicos. Entre tantas vantagens da abordagem de vendas pela internet é a possibilidade de testar e investir em modelos eficazes. E disso depende alcançar aquele mais bem-sucedido a sua empresa. Que tal começar agora e obter resultados melhores?
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