Não sabe como investir em divulgação? Neste vídeo, Erico Rocha aborda a tática da bola de neve.
O seu retorno proporcional pode ficar menor com o tempo, mas o retorno absoluto será maior.
O que é uma bola de neve?
Mesmo que você nunca tenha visto uma bola de neve ao vivo, você sabe o que ela é. No entanto, há algo muito curioso sobre essa massa esférica formada por neve. Quanto maior o seu tamanho, maior é sua aderência, permitindo que ela junte cada vez mais neve. Logo, podemos dizer que quanto mais ela cresce, mais ela ganha força para crescer. Por conta dessa característica, a bola de neve foi escolhida para representar uma forte estratégia de marketing. Veja o que é preciso para utilizá-la.
1- Produto
O seu produto, que, obviamente, deve ser de qualidade, será responsável por financiar a bola de neve. Com ele, você irá arrecadar dinheiro, mas não para lucrar. O objetivo nesta primeira etapa é obter dinheiro para financiar a criação de uma audiência.
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2- Criação da audiência
Aqui, você deve usar o dinheiro obtido com um determinado produto para investir completamente na criação de audiência. Mas qual o objetivo de criar uma audiência sem lucrar nada com isso? Veremos isso no próximo passo. Primeiro, veja como criar a audiência.
Como criar a audiência
Primeiro, é necessário começar de forma bem humilde. Invista pequenas quantias em anúncios. Conforme o seu retorno for aumentando, aumente a quantidade. Veja a seguinte situação hipotética:
Digamos que, com um investimento de R$ 1,00 em anúncios, você conseguiu R$ 3,00 (não se esqueça de aplicar todas as taxas, como custo de produção). Muita gente para por aqui, mas você não deve fazer isso. Nesse momento, sabe o que você deve fazer? Investir os R$ 2,00 de lucro. Esses R$ 2,00 provavelmente te darão um retorno de R$ 6,00 e assim você deve continuar a reinvestir nos anúncios. O que você deve saber, e é bom deixar isso claro, é que nem sempre a progressão terá essa escala. Mesmo assim, haverá uma progressão e você deve continuar. O seu retorno proporcional pode ficar menor com o tempo, mas o retorno absoluto será maior.
3- Comece a monetização
É nessa hora que você precisa entender quanto vale o seu cliente. O cliente fidelizado não vale somente X. Ele vale três, quatro, cinco, inúmeras vezes X. O lucro que você deixou de obter com o primeiro produto estará presente quando você lançar os próximos produtos. E é por isso que a criação da audiência é importante, pois com ela você estará construindo uma lista de clientes. Saiba que se o cliente já teve uma experiência boa com o seu produto/serviço, há grandes chances de que ele queira repetir a dose com a novidade que você está oferecendo. Ele já te conhece, sabe que você entrega algo de qualidade. A segunda venda será mais fácil que a primeira.
Conclusão:
– Crie um bom produto para arrecadar um bom dinheiro.
– Invista esse dinheiro em campanhas para criar uma lista de prospectos e clientes.
– Faça o lançamento de outro produto e use sua lista para apresentá-lo ao seu público
Se você seguir estes três passos e souber fazer sua bola de neve crescer com responsabilidade, tenha certeza de que seu resultado será muito melhor do que quando você acreditava que seu cliente valia apenas X.
Olá Erico, já venho seguindo seus vídeos faz tempo mas nunca tinha deixado feedbak, por isso decidi comentar hoje para dizer que seu trabalho é uma grande inspiração, tanto para mim como para muitas outras pessoas.
1 abraço.
Muito bom esse artigo. Era o que estava precisando ouvir e ler.
Tem momentos que realmente a confiança vai lá em baixo.