Just in Time – Conceito e Definição Deste Sistema de Administração

just in time

Você já ouviu falar no termo “just in time”? Ele é um modelo de gestão adotado pelo Japão há muito tempo e faz sucesso no mundo inteiro. A proposta pretende reorganizar o ambiente para que ele se torne ainda mais produtivo. No post de hoje, você vai saber mais sobre o Just in Time e o conceito deste sistema de administração.

Afinal, o que é Just in Time?

Termo de origem inglesa, Just in Time significa “o momento exato”, “a hora certa”. Ele é bastante adotado na área de administração de empresas e o objetivo principal é mostrar que existe uma hora certa para que cada processo seja executado no empreendimento. Portanto, deve haver também um momento certo para comprar, transportar, vender, produzir e outras atividades. Esse sistema pode ser adotado por qualquer organização e é importante para poder auxiliar a reduzir estoques e custos decorrentes do processo.

Como esse sistema surgiu?

No inicio dois anos 50, nascia no Japão o conceito Just in Time, sendo que seu desenvolvimento foi creditado à Toyota Motor Company, que procurava por um sistema de gestão que fosse capaz de coordenar de acordo com a procura específica dos diferentes modelos de veículos com o mínimo de atraso. Pensando nisso, a Toyota, após a Segunda Guerra Mundial, percebeu que com pouca variedade de modelos seria necessário maior flexibilidade para fabricar pequenos lotes com os mesmos níveis de qualidade dos fabricantes norte-americanos.

A filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava foi adaptada e os japoneses assumiram uma posição bastante competitiva por meio dos veículos que eles mesmos produziam. Por isso, o Just in Time vai um pouco além da simples técnica de gestão de produção e pode ser considerado também como um conceito que prioriza aspectos de qualidade, organização e gestão dos recursos humanos.

Veja como o Just in Time atua no mundo dos negócios

No mundo dos negócios, o Just in Time atua como um sistema de administração que visa principalmente o aumento da eficácia e eficiência do processo produtivo e/ou prestação de serviços, reduzindo também custos operacionais. O uso do Just in Time pode ser feito por qualquer organização. Para que surta efeito, é necessário que o trabalho de logística seja bastante preciso, uma vez que fornecedores devem estar comprometidos para que não haja falhas no fornecimento da matéria-prima e a demanda possa ser seja atendida. As vantagens da implementação do Just in Time podem ser mostradas por meio da análise de contribuição nos principais critérios competitivos.

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