As ferramentas de gerenciamento de produtos e projetos estão cada vez mais alinhadas com as expectativas das empresas. Com a competitividade do mercado, a tecnologia não para de crescer. Um importante conceito que se desenvolveu foi o Sistema Kanban. Há muitos anos ele vem sendo usado por empresas de diferentes portes e segmentos e aplica melhorias e desenvolvimento tecnológico em muitas organizações. Descubra o que é e como implementá-lo no post a seguir!
Você sabe o que é o Kanban?
Foi no Japão que o sistema Kanban surgiu, após a segunda Guerra Mundial, com a intenção de melhorar o nível de produtividade econômica do país. Kanban significa “cartão visual”, mas também pode ser chamado de gestão visual, placa visível ou registro.
Basicamente, o Kanban é um quadro que pode ser um software ou folha de papel, em que cartões são organizados. Como assim? Os cartões dispostos no quadro representam as atividades que estão sempre correspondendo a um fluxo predefinido de etapas. Conforme o trabalho se desenvolve, os cartões mudam de estágio. E sempre que um novo trabalho surge, um novo cartão é criado.
Princípios do sistema Kanban
O Kanban, assim como os sistemas de trabalho, segue alguns princípios. Veja:
Visualização da Cadeia de Valor: seja por meio de um quadro, software ou outro meio, é comprovado cientificamente que o cérebro processa melhor informações visuais, e é por meio da visualização das etapas de trabalho que o Kanban atua;
Desenvolvimento por estágios ou adaptativo: com o Kanban, prioriza-se a entrega mais importante por meio de um processo de gestão de mudanças;
Caráter Restritivo: por meio de etapas, o desenvolvimento ocorre de forma fácil, medindo o aperfeiçoamento do processo.
Vantagens do Kanban
Para as empresas, o sistema Kanban é excelente, pois a utilização reflete também na redução de custos. Isso porque as empresas conseguem maior disponibilidade de capital de giro ao manterem em estoque somente o que consumirão prontamente, sem a necessidade de manter um grande capital imóvel. Além disso, o sistema Kanban possui as seguintes vantagens:
- Visibilidade otimizada de projetos;
- Equipe mais motivada e a função do colaborador é valorizada;
- Não é exigente quanto à organização rígida;
- Ciclos com tempos menores, favorecendo agilidade na entrega dos materiais e produção dos itens;
- Processos não burocráticos, pois dispensa documentos formais de controle.
Como implementar o sistema Kanban?
Antes de implementar o sistema em seu negócio, é necessário que a equipe tenha um preparo prévio para poder recebê-lo. Treinamentos e apresentações do conceito relacionados ao cartão, bem como as vantagens que ele traz é um bom início.
O segundo passo é identificar as etapas de trabalho que a equipe segue para produzir um item. O processo começa com o “to do” (fazer) e é finalizado com “done” (feito). Quando a atividade está em progresso, é definida como “wip”. Mas o sistema pode ser modificado de acordo com as necessidades da empresa.
Abuse das cores e figuras geométricas para destacar as prioridades. Com o estabelecimento delas, a empresa não corre o risco de entregar produtos com atrasos ou sem eficiência.
O Kanban é um grande aliado para o bom funcionamento de empresas e colabora para que os resultados sejam visualizados de maneira dinâmica e objetiva.
E você, já conhecia esse sistema? Deixe sua resposta nos comentários! Aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes em primeira mão!