Margem EBITDA — Entenda o Conceito e Como Calcular

margem-EBITDA

Algumas empresas, ainda que pequenas e médias, podem aproveitar do cálculo de indicadores financeiros para entender melhor o seu cenário e organizar as finanças. Dentre esses indicadores está a margem EBITDA. Hoje vamos entender o que é, qual sua importância e como interpretar esses dados.

O que é EBITDA?

De origem no idioma inglês, a sigla significa “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, que em português pode ser traduzido para “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Outra forma de tratar essa margem é utilizar a sigla em português, LAJIDA .

A margem EBITDA é um indicador financeiro e variável de desempenho que ajuda a entender a saúde financeira da sua empresa. Basicamente, demonstra se os ativos operacionais do seu negócio está gerando caixa ou não.

O que é considerado na margem EBITDA

Esse indicador é considerado o melhor para as operações financeiras de impacto direto no caixa. Isso porque, são descontados as tributações e impostos e considerado apenas o lucro “puro” em um determinado período.

Em suma, é o resultado líquido do período, acrescido dos tributos sob o líquido, das depreciações e amortizações. Também, segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a EBTIDA deve possuir como base os números declarados na DRE.

Como calcular a margem EBITDA

Antes de tudo, tenha em mãos a DRE da sua empresa correspondente ao período em que deseja descobrir a margem EBITDA.

Logo, use o valor do lucro líquido como base para os próximos cálculos. Acompanhe:

  • soma-se ao lucro líquido, os valores descritos como tributos e impostos de renda e contribuição;
  • subtrai-se qualquer  valor positivo que não tenha influencia direta no caixa;
  • O valor obtido é considero o EBIT, ou seja, como a sigla induz, significa lucros sem tributações. Porém para a margem EBITDA, os cálculos continuam;
  • agora deve-se somar o valor de depreciação e amortização que constar na DRE;
  • com o total em mãos, você vai dividir esse valor pela receita líquida, transformando em porcentagem;
  • agora você encontrou a margem EBITDA.

Para que serve a margem EBITDA

Após todos os cálculos você ainda não entendeu a necessidade desse índice? Pois bem, saiba que a partir dessa margem é possível entender os avanços da sua empresa. Afinal, quanto maior a margem EBITDA, maior são os lucros do caixa da empresa.

Você ainda pode comparar as taxas trimestralmente, assim consegue observar os avanços e até mesmo usar essa margem como base para premiações de funcionários.

Entendeu como funciona a fórmula para calcular EBITDA? Deixe nos comentários a sua opinião! Não deixe de acompanhar os outros conteúdos do Ignicação Digital com dicas matadores para a sua empresa!

 

 

20

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *