Muitos empreendedores insistem em fazer vendas diretas, secas e sem valores agregados para os clientes. Isso é possível? Sim! Vantajoso? Não! Retenha e fidelize clientes, fortaleça sua marca e promova soluções para sua audiência através do marketing de relacionamento!
O que é marketing de relacionamento
A técnica acontece quando você cria uma relação com a audiência, depois dela demonstrar interesse pelo que você tem a dizer, antes de tentar converter a venda.
Isso vai contra a crença de muitos empreendedores, que quando encontram audiências interessadas em seus produtos ou serviços tentam vender a todo custo, enquanto é mais vantajoso e lucrativo estabelecer conexões e desenvolver relacionamentos.
Um estudo divulgado pelo livro The Ultimate Sales Machine, de Chet Holmes, constatou que apenas 10% das pessoas estão dispostas a ouvir sua empresa. Caso você tente forçar vendas a todo custo, sua comunicação nunca chamará a atenção de 90% do seu público-alvo.
Por isso é vale a pena criar valor para a audiência através de conexões e marketing de relacionamento.
Estabelecer conexões é o caminho mais curto para fidelização
Estabelecer conexões significa criar pontes entre o problema da pessoa e uma possível solução, sem necessariamente vender algo.
Essas conexões ficam gravadas na mente da audiência e sua marca se fortalece, pois solucionou um problema sem pedir nada em troca. Dessa maneira a chance de venda é maior e mais segura.
Além disso, grande parte dos clientes voltarão a consumir com você por conta da segurança, confiança e bem-estar, pois a venda ficou em segundo plano e a solução do problema foi o fator real para ele chegar até ali.
Qual é a maior sacada do marketing de relacionamento?
Para manter relacionamentos com sua audiência é preciso ter habilidade de se comunicar ativamente!
Por exemplo, quando uma pessoa se apaixona pela outra ela precisa estabelecer contato e descobrir um meio eficiente de comunicação: seja ao vivo, telefone, Whatsapp, Twitter, Facebook, etc.
Além desse contato ela precisa ter a habilidade de se comunicar ativamente, chamar a atenção, ser diferente, encantar, surpreender e ser amado. E o mesmo acontece com a sua empresa.
Nenhum relacionamento acontece de maneira forçada, primeiro você precisa encontrar pessoas com afinidade pelo seu produto ou serviço, depois definir a melhor maneira de estabelecer comunicação e a partir daí nutrir um relacionamento duradouro, fazendo com que as vendas sejam uma consequência natural deste processo. Lembre-se que as pessoas compram mais de quem elas gostam!
Ao investir em marketing de relacionamento sua marca cresce, sua fidelização aumenta e a taxa de retenção sobe. Aposte nessa técnica e garanta clientes por muitos anos.
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