Marketing Digital – Aumente o Retorno do Seu Negócio Usando a Internet

Provavelmente, se você tem um negócio já ouviu falar muito a respeito do marketing digital, mas talvez não tenha aplicado ainda.

Ou então até tenha, mas não de uma forma que tenha trazido os resultados esperados.

Mas qual será a vantagem de usar marketing digital no seu negócio?

No ano passado uma pesquisa revelou que 90% dos processos de compra dos consumidores brasileiros têm início com uma busca online.

Isto é, 9 em cada 10 brasileiros pesquisam os produtos na internet antes de fazer uma compra.

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Com esse resultado não é difícil chegar a conclusão que você precisa investir em marketing digital no seu negócio, não é?

Marketing Online – Como alavancar as vendas do seu negócio?

Vamos dizer que você tem um negócio e não importa o que você faça suas vendas estão sempre no mesmo patamar. Ou quem sabe até mais fracas do que quando você começou.

Se as vendas não estão como você esperava ou gostaria suponho que você não queira arriscar investir em estratégias de marketing que podem não dar o retorno esperado ou até mesmo fazer você perder ainda mais dinheiro, certo?

Então, como resolver essa questão?

Como investir em marketing online para alavancar as suas vendas e de uma maneira que você poderá medir os seus resultados?

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Você já ouviu falar em marketing de resultados?

É o seguinte: o marketing de resultados é um processo que te permite medir os resultados do seu investimento em marketing. Melhor ainda, a curto prazo.

Como assim medir seus resultados?

Você concorda que é muito difícil medir exatamente a venda de quantas unidades de certo produto os outdoors que vemos no caminho de casa, os panfletos que recebemos na rua e os anúncios que ouvimos no rádio e vemos na televisão geram?

Quer ver um exemplo?

Imagine um comercial de natal da Coca-Cola, que, provavelmente, você já deve ter visto algum.

Você deve concordar comigo que, apesar desse tipo de anúncio administrar a lembrança da marca na mente do consumidor, ele não permite que ela consiga medir exatamente quantas unidades de garrafas de coca esse anúncio vendeu.

Quer dizer que ele não serve? Não.

Mas esse tipo de anúncio tem a ver com branding, que tem o objetivo de gerar valor para a marca e é um investimento alto.

Então se você não é a Coca-Cola, o que é ideal pra você?

Quando você usa o marketing de resultados, em vez de administrar a lembrança da sua marca ou falar simplesmente sobre os atributos do seu produto e esperar que as pessoas te procurem para comprar, você faz o anúncio e dá o caminho para as pessoas comprarem.

Como assim?

Olha só, uma empresa que há muito tempo usa o marketing de resultados é a Polishop.

Quem nunca viu um anúncio da marca com um número de telefone para a encomenda do produto anunciado?

Pois é, esse número de telefone que aparece no anúncio é o caminho para que a pessoa possa comprar o produto anunciado.

E como a Polishop mede seus resultados?

Ela calcula quanto gastou para anunciar, quantas pessoas ligaram e quanto foi convertido em venda. Eis o resultado.

Esse convite para as pessoas ligarem, no marketing de resultados é chamado Comando de Ação ou Chamada para Ação.

No marketing online, quais poderiam ser os seus Comandos de Ação na sua página?

Botões, banners, links, entre outros, são algumas das opções para fazer esse convite de compra para o seu público.

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Mas no marketing de resultados existe uma grande sacada para que ele seja otimizado.

Marketing Direto – 1 Passo x 2 Passos

Voltemos ao exemplo da Polishop. Ela faz um anúncio, convida as pessoas a ligarem, verifica quanto gastou e quanto converteu em vendas.

Pronto. Ela acabou de fazer marketing de resultados ou marketing direto, certo?

Mas tem um detalhe: ela fez marketing direto de 1 passo.

Se ela quiser oferecer um produto para as mesmas pessoas de novo, o que ela tem que fazer? Investir em anúncio de novo.

Mas se a Polishop, ou a sua marca, constrói uma lista de contatos e cria um relacionamento com as pessoas dessa lista, ela não precisa investir em anúncio de novo.

Por que isso acontece?

Porque quando ela quiser oferecer um produto de novo já tem o contato direto com o público e, melhor do que isso, já existe um relacionamento de confiança.

No marketing direto de 2 passos, criar essa lista de pessoas que possam estar interessadas no que você tem a oferecer e se relacionar com elas é o primeiro passo.

O segundo passo é de fato oferecer um produto para venda.

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Assim, quando você chegar no passo 2, as pessoas já terão confiança em você, porque você já tem um relacionamento com elas e você também não precisará investir em um novo anúncio, já que pode entrar em contato direto com elas.

Agora que você sabe que precisa construir uma lista de pessoas que podem estar interessadas no que você tem a oferecer e que deve criar um relacionamento com elas, vale lembrar que nem sempre o seu Comando de Ação ou Chamada para Ação precisa ser um convite para a compra.

Ele pode ser um convite para se cadastrar na sua lista de contatos, para compartilhar seu conteúdo nas redes sociais ou até mesmo para fazer um comentário no post do seu blog, por exemplo.

Comunicação Digital – A chave para o relacionamento

Mesmo na nossa vida offline, quando nos relacionamos com alguém a comunicação é o fator primordial.

Sem comunicação não há relacionamento.

O mesmo vale para o meio digital. Se você quer construir um relacionamento com seu público você tem que se comunicar com ele.

Essa comunicação digital pode ser um e-mail que você manda para sua lista, pode ser um vídeo que faz para o seu público e publica em um canal do YouTube, por exemplo.

Pode ser o seu contato com o público por meio de páginas como Facebook e Twitter, não importa. O importante é se comunicar.

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Mas não é qualquer comunicação não.

Se o objetivo do seu relacionamento é gerar confiança, a sua comunicação digital deve gerar valor para o seu público.

Pense em duas pessoas que você conhece. Uma delas é uma pessoa que sempre te dá dicas legais, que são úteis para você de alguma forma, que te ensinam alguma coisa.

E outra é uma pessoa que sempre tem muito a dizer, mas nada de relevante, nada para acrescentar.

Com quem você quer construir um relacionamento, em quem você confia para te ajudar a resolver algum problema?

Esse também deve ser seu pensamento na sua comunicação digital.

Quando você faz marketing direto de 2 passos nem sempre a pessoa vai comprar seu produto de primeira. Talvez ela não queira aquele produto específico ou talvez ela até queira, mas ainda não confie 100%.

Aliás, geralmente, é no sétimo ponto de contato com você é que ela vai comprar, ou seja, depois de ela ouvir falar de você sete vezes.

Por isso essa comunicação ativa e constante e essa construção e relacionamento são tão importantes.

O marketing direto de 2 passos é muito eficiente para alavancar as vendas do seu negócio, mas existem muitas outras técnicas para aumentar os seus resultados. Você pode descobrir muitas delas se inscrevendo agora no 7º Workshop Online e Gratuito da Fórmula de Lançamento.

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8 thoughts on “Marketing Digital – Aumente o Retorno do Seu Negócio Usando a Internet”

  1. Olá Erico, Bom Dia !

    Realmente o negócio digital está mudando muitas vidas, graças a internet tem muitas pessoas deixando o trabalho para viver de internet, e eu sou dessas pessoas larguei meu trabalho e entrei no marketing digital, e hoje eu tenho a vida que sempre eu quis ter e o retorno que eu tiver foi inacreditável eu nem acreditei que iri ter esse sucesso….

    Artigo Power.

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