O marketing nas redes sociais é uma das principais ferramentas do marketing de relacionamento. Grande parte das pessoas conectadas possuem perfil em alguma dessas mídias. Por isso, fazer uma página para sua empresa é ir de encontro à sua audiência, e se relacionar com interessados naquilo que você tem a dizer antes mesmo de oferecer seus produtos/serviços para eles.
Esse conceito vai na contramão da abordagem de vendas tradicional. O marketing nas redes sociais tem como principal objetivo ajudar as pessoas a encontrar soluções sem esperar nada em troca. Como resultado, gera uma conexão mais estreita entre você e ela, de modo que quando precisar oferecer seus produtos/serviços, terá melhor aceitação do que se fosse empurrasse a força.
Principal desafio do marketing em redes sociais
Atrair e manter seguidores é um dos principais desafios do marketing nas redes sociais. Mas existe uma sacada eficiente para isso. Pense no que é preciso para estabelecer um relacionamento com alguém. Se você respondeu contato constante, acertou! O primeiro passo para alcançar sua audiência é desenvolver a habilidade de se comunicar ativamente com ela.
Algumas dicas ajudam a melhorar o alcance dessa comunicação.
Ofereça valor
Relacionamento é criado e se torna cada vez mais intenso na medida em que você oferece aquilo que é valioso para a outra pessoa. Algo que considero que tem maior valor atualmente é a informação. Não importa o nicho em que você atua, seu cliente sempre estará ávido por conteúdos que possam satisfazer suas necessidades.
Mas como saber os seus conteúdos oferecem valor à sua audiência? Eu meço isso por meio de três reflexões: 1ª a informação que produzi aos meus clientes é tão boa a ponto de eu poder cobrar por ela? 2ª será que as pessoas pagariam por isso? 3ª alguém já disse que eu deveria cobrar por esse conteúdo?
Quando respondo com sim a essas três questões, eu tenho um índice de valor alto. Sei que isso fará a diferença na vida dos meus prospectos ou clientes. Por isso, qualidade não pode faltar na sua página!
Aposte em conteúdo descontraído
Seguindo as regras que mencionei, os conteúdos que você postar devem estar relacionados ao seu negócio (só não vale enaltecer os detalhes de seus produtos ou serviços o tempo todo). Banners com frases de efeitos e adaptações de memes à sua estratégia de negócio sempre são ótimas opções. Com isso, você mostrará conhecimento na área de atuação. Aposte ainda na linguagem descontraída para se aproximar de sua audiência e estimular o engajamento. Isso aumentará o alcance de suas publicações.
Se você ainda não tem um blog institucional, sugiro que faça antes de se aventurar pelo marketing em redes sociais. Dessa forma, você poderá direcionar a sua audiência ao site, oferecer conteúdo mais rico e completo, além de usufruir de mais visibilidade.
Estabeleça uma frequência
Para o marketing em redes sociais ser mais eficiente, você deve estabelecer uma frequência de postagem. Eu recomendo que seja pelo menos uma vez por semana e no máximo uma vez por dia.
Invista em anúncios patrocinados
O grande problema do marketing em redes sociais é que você fica à mercê do controle da comunicação feito pelo dono da plataforma. Facebook, Twitter e outras redes sociais escolhem quem verá as suas postagens com base em algoritmos deles próprios. Isso significa que grande parte dos seguidores não verão a maioria das suas postagens. Nesse caso, você pode investir em anúncios patrocinados para garantir um alcance maior.
Com essas dicas, você já tem know-how suficiente para começar o seu marketing em redes sociais. Continue por aqui e conheça outras sacadas para alavancar o seu empreendimento digital!
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