Com o aumento na presença das empresas nas mídias sociais, muitos clientes começaram a usar os meios online para se comunicar com elas. Contudo muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre as formas mais eficazes de aumentar a qualidade no atendimento nestas novas mídias. Deste modo listei 7 sacadas fáceis de executar para melhorar o seu atendimento online de maneira constante.
Faça o atendimento no mesmo canal que o cliente iniciou a conversa
O atendimento online pode ser feito por diversos canais: chat, e-mail, mídias sociais, formulários de contato, etc. Os clientes normalmente procuram a empresa através do canal em que se sentem mais confortáveis, por isso é importante que o seu atendimento aconteça no mesmo lugar em que o cliente iniciou o contato.
A única exceção acontece quando o contato é feito através de mensagens públicas, neste caso, o mais vantajoso é trazer o atendimento para um canal privado, mas do mesmo jeito a primeira resposta deve ser dada na plataforma escolhida pelo cliente. Caso ele não queira migrar o atendimento para os canais privados cabe à empresa aceitar a decisão e continuar o atendimento no mesmo espaço.
Comporte-se com a mesma prontidão e delicadeza que teria ao atender o cliente pessoalmente
Para oferecer qualidade no atendimento online, a empresa deve seguir os mesmos princípios do bom atendimento tradicional. As pessoas responsáveis pelo contato direto com clientes devem ter a mesma simpatia, agilidade e respeito ao consumidor que teriam ao fazer um atendimento pessoal.
Seja rápido e objetivo
A agilidade é muito importante para um atendimento de qualidade. Na internet a velocidade de informações é muito mais rápida e esta característica se torna ainda mais decisiva para a satisfação dos clientes, que já iniciam o contato online esperando uma agilidade maior para o atendimento do que ele normalmente encontra em atendimentos telefônicos.
Transmita segurança nas suas respostas
Todo cliente que busca o atendimento da empresa espera ter as suas questões respondidas e seus problemas resolvidos com prontidão. Por isso é importante ter uma comunicação transparente e honesta com o seu cliente, transmitindo boa vontade e disposição para resolver qualquer problema. A sensação que o cliente deve ter ao ser atendido pela sua empresa é a de que entrou em contato com alguém apto a ajudar.
Acompanhe o seu cliente até o fim
Nunca abandone o seu cliente durante um atendimento. Fique à disposição para esclarecer dúvidas e verifique constantemente se ele entendeu as respostas e se está satisfeito com as suas soluções. O atendimento só deve ser encerrado depois que a empresa tenha a completa certeza de que o consumidor teve todas as suas dúvidas e questionamentos solucionados.
Amplie os canais de comunicação e horários de atendimento
Muitas empresas limitam o horário do atendimento online e oferecem poucos canais para contato. Isso é um erro! Quanto mais aberta a empresa for para atender os seus clientes, mais formas de deixá-los satisfeitos ela encontrará. Amplie os canais de atendimento online e o horário conforme a sua estrutura permitir. Uma opção interessante é trabalhar com o regime de plantões, fazendo um revezamento de atendentes qualificados aos finais de semana e em horários menos convencionais.
Faça ajustes constantes
O grande segredo para melhorar a qualidade no atendimento é ouvir atentamente os questionamentos dos clientes e fazer ajustes em seus processos conforme identificar pontos importantes a melhorar. Esta atitude é a cereja do bolo para garantir um relacionamento cada vez melhor com o público que consome os seus produtos e serviços.
Adorei seu artigo, muito bem escrito parabéns.
Excelente!