Em time que está ganhando não se mexe! Essa frase é muito conhecida, mas o que você pensa a respeito? Do meu ponto de vista, isso não é válido dentro do empreendedorismo e, para te convencer disso, reuni algumas melhorias no ambiente de trabalho que podem alavancar a sua empresa. Veja e se inspire a promover transformações.
Contratação assertiva
Muitas organizações, na pressa de atender as demandas e evitar atrasos, fazem rápidas contratações. Isso, no entanto, é um grande erro. O processo seletivo, para ser bom, precisa ser feito com cautela, com no mínimo 10 candidatos e considerando os valores da empresa.
Aliás, isso é muito importante, pois você pode contratar um profissional extremamente qualificado, mas que não vai atender às expectativas e não vai se encaixar na equipe simplesmente por não ter os mesmos valores que a sua empresa. Fique atento!
Benefícios diferenciados
Se você quer ter os melhores candidatos trabalhando para você, então comece a fazer da sua empresa um bom lugar para trabalhar. Para isso, oferecer benefícios que possam complementar um salário justo sempre é válido.
Mas saiba o que oferecer. Vale transporte, vale refeição e convênio médico já são padrões. Para promover melhorias no ambiente de trabalho capazes de motivar seus funcionários, você vai precisar de alguns diferenciais, como:
- ajuda de custo para cursos profissionais;
- treinamentos internos;
- ajuda no pagamento de creches;
- participação nos lucros;
- flexibilidade de horários;
- conforto físico (como iluminação adequada e carteiras confortáveis);
- sala de jogos e academia.
Benefícios como esses são capazes de manter a motivação e produtividade dos funcionários no trabalho.
Comunicação clara
Como anda a comunicação interna da sua empresa? Atualmente existem diversos meios para estabelecer uma boa interação com os funcionários, mas, ainda assim, muitos empreendedores deixam isso de lado, permitindo que boatos aconteçam.
Para fugir disso e evitar que diversas suposições negativas iniciem, crie murais, tenha um jornal, uma intranet, faça marketing interno ou simplesmente use o e-mail de trabalho para enviar notícias, só não deixe de comunicar seus colaboradores sobre o que acontece na empresa.
Reconhecimento profissional: uma das melhores melhorias no ambiente de trabalho que você pode promover!
Se você não acha que pode crescer sozinho, aprenda que o reconhecimento profissional pode e deve ser feito por meio de:
- elogios;
- feedbacks;
- mensagens;
- promoções;
- aumento de salário;
- bonificações;
- day off;
- programas de incentivo.
Essas ações vão motivar os colaboradores a atingirem suas metas, a enfrentarem novos desafios e também vão contribuir com a retenção de talentos, algo imprescindível para o crescimento de qualquer empresa.
Gostou das melhorias no ambiente de trabalho que foram sugeridas? Se quiser saber outras formas de fazer a sua empresa crescer, continue navegando pelo meu blog e conheça também a Fórmula de Lançamento. Ela vai alavancar as suas vendas de modo esmagador.