Nunca falei especificamente sobre esse tema aqui, mas, devido à sua importância, chegou a hora! O tema da vez é: mensuração de resultados. Pelo nome, você já deve imaginar do que se trata. Porém, vou explicar mais a fundo a real importância de você começar a aplicá-la em seu negócio. Acredite em mim, isso não é apenas números, não é apenas estatísticas e é capaz de mudar o modo como você lida com o seu negócio.
Sendo assim, confira abaixo porque é essencial fazer a mensuração de resultados da sua empresa com base nos seus indicadores de desempenho:
Proporciona conhecimento
Ao começar a medir os resultados da sua empresa, você vai começar também a enxergar um plano geral do que acontece dentre dela. Vai ampliar seus conhecimentos sob o que é demandado e o que é entregue; começará a ter noção do tempo que cada processo leva; saberá exatamente o que aconteceu dentro do período mensurado e, com todo esse conhecimento, conseguirá fazer sua gestão ser mais eficiente.
Ajuda a tomada de decisões
Diante da visão ampla que mencionei, fica mais fácil também analisar as consequências das tomadas de decisões. Digo isso, pois, com a mensuração dos resultados de marketing digital, por exemplo, você consegue ver se a campanha está atingindo o público certo ou se é preciso fazer um redirecionamento. Assim pode, inclusive, utilizar a mensuração de resultados para auxiliar no planejamento de estratégias ou eventuais correções de rotas.
Viabiliza melhorias
Ao ter a mensuração de resultados em mãos, você para de lidar com o “achismo” e começa a trabalhar com fatos. Diante disso, pode focar no que não está dando resultado ou no que ainda não tem um bom desempenho, e começar a planejar e desenvolver melhorias em cima disso. Por exemplo, ao ver que as pessoas acessam o seu site, mas não compram seus produtos, você pode aprender como usar o inbound marketing, funil de conversão para vender mais. E isso é apenas uma das possibilidades!
Aumenta a produtividade
Além de todo o conhecimento que uma boa mensuração de resultados proporciona, com ela também possível conseguir algo muito estimado por todas as empresas, que é o aumento da produtividade. Isso só é possível, porque, quando se analisa de perto os resultados obtidos, sejam eles de venda, de ações ou campanhas, pode-se destacar o que funcionou mais, para replicar a mesma situação, e o que funcionou menos, para evitá-la futuramente.
Entendeu porque a mensuração de resultados é tão importante? Então aproveite que está aqui e assine gratuitamente a nossa newsletter, ao final desta página. Com ela você amplia seus conhecimentos sobre marketing digital e ainda fica bem informado sobre diversas sacadas de empreendedorismo. Assine!