Você conhece a metodologia 5S? Se ainda não ouviu falar sobre esse modelo baseado em princípios japoneses, precisa ler este artigo e ficar por dentro do que pode ser feito na sua empresa para melhorar os processos e, consequentemente, aumentar a lucratividade.
Preparado para aprender como melhorar o fluxo de trabalho de uma maneira simples? Confira como esses método é estruturado e o porquê que ele pode ajudar você!
Entenda como a metodologia 5S é estruturada
Criada no Japão em um momento em que o país precisava focar em crescimento e fortalecimento, logo após a Segunda Guerra Mundial, foi uma forma de garantir a qualidade do trabalho dos operários. Do chão de fábrica surgiu essa forma de manter um trabalho com boa performance e, hoje, a metodologia 5S é utilizada não apenas no segmento industrial.
Empresas de todos os tipos podem utilizar essa estrutura como uma ferramenta para assegurar a boa performance dos processos. Assim, garantem uma maior concorrência com a elevação do padrão dos produtos e serviços ofertados. Se a qualidade aumenta, faz com que outras empresas também precisem melhorar, não é mesmo?
Ficou curioso sobre o que cada um dos cinco “S” significa? Vou contar para você. As palavras referentes aos princípios japoneses dos 5S são:
- • seiri — senso de utilização — levanta questionamentos sobre o que é realmente útil e necessário, evitando acúmulo de materiais e desperdício de itens;
- • seiton — senso de organização — estimula a criação de processos, mesmo que simples, no cotidiano;
- • seiso — senso de limpeza — reforça a importância da limpeza e boa aparência do local e de si mesmo;
- • seiketsu — senso de normatização e padrões — reforça e padroniza os três primeiros S e faz com que os processos já apresentados tornem-se eficazes como em um sistema, colaborando com uma rotina de trabalho mais agradável e saudável;
- • shitsuke — senso de disciplina — incentiva o cumprimento de todos os princípios, levando em consideração que a atitude particular tem total influencia em todo o método.
Entenda como esse método é estruturado
Se ainda estiver pensando: “Erico, por que devo aplicar os 5S na minha empresa?”, a resposta é bem simples. Por meio de uma cultura estabelecida fica muito mais fácil de os funcionários aderirem às ideias, que são práticas, para deixar tudo mais ágil e efetivo.
Quer elevar a performance da sua equipe? Invista nessa ideia e depois me conta como foi! Gostou das dicas? Continue aprendendo com o Ignição Digital sobre novos temas ligados a empreendedorismo e cresça no mercado! Caso deseje entender mais sobre outras ferramentas, conheça também a metodologia smart!