Traçar objetivos e metas é um passo importante para a concretização de qualquer resultado desejado. Seja na área pessoal ou profissional, muitas pessoas estipulam etapas a serem cumpridas até alcançarem o que almejam. No ambiente corporativo, definir ações para atingir melhores possibilidades é uma constantes. A metodologia smart é considerada um ótimo método para organizar a dinâmica das atividades dentro das empresas.
Quer saber mais sobre a metodologia smart e como ela pode proporcionar excelentes resultados para seu negócio? Continue lendo este artigo!
O que é Metodologia Smart ?
Antes de compreender o que é a metodologia, é essencial saber diferenciar objetivo e meta. O primeiro pode ser definido como o resultado que queremos alcançar ao fim de um processo, já a meta são os pequenos objetivos que devem ser alcançados, ou seja, as etapas que devem ser compridas em um período de tempo para que seja atingido o objetivo final.
A partir disso, definimos metodologia smart como uma forma de estruturar seus objetivos e metas. Com o método é possível desenvolver um plano de ação com estimativas reais e realmente possíveis de serem alcançadas. A sigla SMART, que significa esperto em português, faz referência aos cinco fatores que devem ser considerados ao estabelecer metas.
Sua meta deve ser específica
É essencial que sua meta seja específica, muito bem definida e direta. No ambiente corporativo é importante que ela seja clara para todos os colaboradores e precisa direcionar sua equipe para um caminho certo a seguir até alcançar o objetivo definido.
Sua meta deve ser mensurável
Além de ser específica, sua meta precisa ser mensurável, ou seja, é preciso que você consiga contabilizá-la. Caso não consiga mensurar, você não conseguirá compreender se ela foi atingida ou não. Com uma meta mensurável você e sua equipe conseguiram visualizar e comparar resultados.
Sua meta deve ser alcançável
Um fator muito importante é estabelecer metas que seja possíveis. Você e sua empresa podem ter ambições grandes, mas não podem ser ações impossíveis de serem alcançadas. Primeiramente tenha em mente a realidade da sua empresa e defina o que é possível alcançar no momento. Saiba que criar metas inalcançáveis pode desmotivar você e sua equipe.
Sua meta deve ser relevante
Ao traçar uma meta específica, mensurável, alcançável, não esqueça que ela também deve ser relevante. Analise o que é importante no momento e observe se a meta traçada está alinhada com a necessidade atual.
Sua meta deve ser temporal
Por último, porém não menos importante é a necessidade sua meta ser temporal. Ou seja, precisa de um prazo para ser finalizada. Dessa forma, você e sua equipe saberão como se organizar para alcançá-la dentro do prazo estabelecido.
Esse artigo foi útil para você? Que tal implantar a metodologia smart em sua empresa e observar ótimos resultados? Para mais informações como essa fique sempre atento às novidades do blog Ignição Digital!