Imagina só: você produz um filme, investe um bom dinheiro para fazer isso (obviamente), e então lança o filme na internet, de graça. Numa época em que a pirataria é algo que preocupa bastante a indústria de entretenimento, isso seria loucura, não?
Eu também pensaria isso se conhecesse apenas o marketing convencional, mas já vi grandes lançamentos, em várias áreas diferentes de mercado, serem feitos com técnicas de marketing digital que não fazem sentido para muitas pessoas, mas que funcionam muito bem.
“Definir o perfil do cliente alvo (avatar) é muito *crítico* para o sucesso de um lançamento…” – Michael Maidens – Hungry for Change
Michael Maidens vai nos contar como ele conseguiu mais de 1 milhão de dólares fazendo exatamente isso: lançando um filme de graça para atrair o público.
Começando do jeito tradicional
4 anos antes do sucesso do documentário “Hungry For Change”, que arrecadou mais de 1 milhão de dólares em 10 dias, Michael havia lançado outro filme, chamado Food Medicine.
O foco das duas produções era na área de saúde, explanando a importância de uma alimentação saudável. Segundo Michael o primeiro filme foi divulgado da maneira tradicional: com viagens para eventos de divulgação, exibições, falando com várias pessoas…
Tudo isso era muito lento, e a eficácia nem sempre era garantida.
A história mudou quando Michael usou alguns conceitos de marketing digital para fazer o lançamento de seu segundo filme…
O lançamento bombástico do segundo filme
Michael conta que o segundo filme teve um lançamento completamente diferente e planejado.
A premiere foi online, no site dos produtores, e gratuita. Sim, de graça.
E como foi que ele ganhou dinheiro?
Michael me explicou que para assistir ao filme era preciso inserir o seu email em uma página de opt-in, ou seja, você precisava se inscrever em uma lista de email, e ele considera que isso era uma moeda de troca muito valiosa.
Agora, com o email, ele poderia enviar mensagens que geravam vendas, e isso fez bastante diferença.
Além disso, quem estivesse assistindo ao filme poderia clicar em botões de compartilhamento de redes sociais, ajudando ainda mais a propagar a mensagem.
Mas o que era vendido?
Simples, o filme não seria gratuito para sempre. 10 dias após seu lançamento você precisaria pagar para vê-lo de novo, e muitas pessoas fizeram isso, seja clicando no banner que aparecia durante o filme, ou realizando a compra através do email.
Além do DVD, os compradores ganham alguns bônus, algo que estimulava ainda mais a compra.
Vamos falar de números
– Em 10 dias, mais de 600 mil pessoas assistiram ao filme
– 1000 pessoas cadastravam o seu email, a cada hora, nas primeiras 32 horas do lançamento
– Em um mês, 220 mil pessoas estavam na lista de email do documentário
– 21 mil pedidos do DVD foram feitos em 10 dias, o que dá mais de 1 pedido por minuto durante os 10 primeiros dias
– O DVD custava 49,50 dólares
– A taxa de abertura dos emails era de 259%
E eu quero falar sobre esse último item…
Como é que você consegue uma taxa de abertura de email de mais de 100%?
Bem, só temos 3 explicações:
– As pessoas estavam compartilhando os emails que recebiam do autoresponder
– Elas estavam abrindo os emails mais de uma vez
– Elas estavam fazendo as duas coisas
Agora, é provável que você esteja pensando: Mas Erico, o que foi que eles fizeram?
A técnica por trás do sucesso
Uma das coisas mais importantes para o sucesso desse filme foi a aplicação de um questionário para a lista de prospectos.
Após conferir as respostas, eles descobriram que estavam mirando no público-alvo errado.
Michael e sua equipe acreditavam que o público principal era formado por pessoas com problemas de saúde. Afinal de contas, o produto deles fala sobre como cuidar da saúde a partir da alimentação.
No entanto, o público que estava interessado em consumir o conteúdo era composto por pessoas saudáveis e que queriam compartilhar dicas de saúde com amigos e parentes, ou apenas cuidar ainda mais da própria saúde.
E por que isso foi muito importante? Porque toda a estratégia de marketing precisou ser modificada, pois ela era direcionada para pessoas com problemas de saúde, e isso fazia com que as pessoas que estavam consumindo o conteúdo não se sentissem bem.
Para não reduzir o impacto da mensagem, várias coisas foram modificadas, como a arte da capa, a frase de apresentação, os textos dos emails…
Os benefícios que o filme trouxe para o projeto
Após o grande sucesso, Michael recebeu uma proposta de uma editora, que queria um livro sobre o tema.
Na época em que a entrevista foi realizada, o livro estava na sua terceira semana de lançamento, e já tinha alcançado o primeiro lugar de vendas na amazona na categoria “dietas e vida saudável”, e quarto na colocação geral.
Além disso, o livro conseguiu ultrapassar um best seller da New York Times, que na época tinha 6000 vendas na semana, contra 7500 do Hungry For Food.
Dicas de Michael Maidens
Faça uma pesquisa sobre a área que você deseja atuar e descubra quem são os tops do mercado. A partir disso, faça o seguinte:
– Quais deles possuem presença online?
– Eles possuem página de opt-in?
Se seus concorrentes estão se dando bem com listas, significa que esse segmento lhe permite um bom crescimento. Caso não estejam, você pode avaliar quais são os problemas, e então corrigi-los.
Além disso, caso você planeje fazer parcerias, ter informações como essa pode ser algo bastante útil.
No caso de Michael, ele entrevistou várias pessoas para o documentário, e essas pessoas tinham uma grande lista de email para divulgar o conteúdo.
Recapitulando
– É possível ganhar dinheiro utilizando conteúdo gratuito para atrair prospectos
– As técnicas de lançamento geram mais do que vendas. Elas geram autoridade, que foi o que fez com que Michael lançasse o livro
– Ter a lista de email foi fundamental
– Mas de nada ela adiantaria se a equipe continuasse errando o público-alvo
Se você quer entender melhor os conceitos de lista de email, veja um artigo especial que fiz sobre o assunto e saiba por que você precisa de uma lista de email.
No entanto, não se esqueça: é preciso entender o seu público para que tudo funcione. Veja como fazer isso com o artigo que te ensina a definir um avatar.
Ótima entrevista!
Impressionante esse método.
Obrigado Érico.
muito bom!
Que artigo sensacional, nossa cada vírgula é uma pitada de dicas, recheadas de informação, estou nesse patamar de informações e vou colocar em prática futuramente.
Valeu Erico sucesso pra nós.
Este caso de sucesso foi muito interessante!
Já tinha lido a respeito de como monetizar através de produtos gratuitos,
mas a forma que ele utilizou foi muito eficaz.
Parabéns, mais uma vez a Ignição Digital pelo conteúdo de valor!
Simplesmente fantástico.
Sem palavras sobre esta entrevista.
Érico
que placer desfrutar de su sabedoria desde esta pelicula mui buenísima
mis saludos
att: Adilson Godoy
Caro Erico:
O Michael Maidens é um profissional talentoso e muito criativo.
Sua técnica de trabalho é muito apurada.
Preocupa-se com todos os detalhes necessários para um lançamento de sucesso, sabendo tirar partido de diversas técnicas neste mundo da Internet.
Obrigado.
Mais uma vez um vídeo Show de Bola…
Muy bueno
Estou deslumbrada com a sua estratégia e a espontaneidade dos entrevistados, sem contar
o conteúdo de cada entrevista. Me faz lembrar a primeiro vez que ouvi você. Disse:
São tantas as informações que estou com dificuldade de organiza-lá.
Assim encontro-me no momento, mas agradeço as informações.
Obrigado.
É maravilhoso,realmente muito gratificante,parabéns…
A motivação que impulsiona uma pessoa de sucesso é comum a todos, mas alguns aprenderam, com muita tentativa e erro, a utilizá-la de forma especial. A mensagem é partir para a tentativa e não ter medio de errar, aprender com os erros e seguir rumo à realização dos seus objetivos. Parabéns Érico por mais este conteúdo.
Muito interessante! Adorei a estratégia usada por ele. Pode me acrescentar e com isso eu consegui andar mais um passo dentro da FL.
Obrigada!
:)
Sou apaixonado por Internet Marketing e gosto muito das suas entrevistas Érico.
Quero muito ter um Blog nos mesmos moldes do seu para poder divulgar e vender infoprodutos como afiliado. Ou até criar o meu próprio produto.
Gostaria muito que fosse o meu mentor!
E ASSIM QUE AJUDAMOS AO PROSIMO AJUDANDO A NÓS MESMOS.A QUESTÃO DA OPINIÃO DAS PESSOAS O QUE PRECISA O ASSUNTO DO MOMENTO E MUITO LOUVÁVEL .
Maravilhosooooo
ADOREI!!! O segredo da vida moderna é compartilhar boas coisas! Let`s SHARE!!!! Obrigada os 2 pela entrevista!
Show! Parabens pelo Conteúdo! Vou tentar aplicar esse mesma técnica com minha paixão a Música ( CHORO E SAMBA) ! http://www.confrariasambachoro.com.brrnAbs
É realmente fantástico, preciso aprender como fazer isto, muito bem.
Muito boa essas dicas! Estou preste a lançar um produto inovador e gostaria de alcançar o máximo de pessoas e essa dica vai me ajudar e muito ..Muito obrigado
Muito interessante saber das táticas pontuais e da estratégia geral de um lançamento. Já tinha assistido ao vídeo do Érico sobre a Fórmula de Lançamento e o bacana de tudo isso é aprender um pouco de como aplicar tudo isso com as \”feras\”..Obrigado por compartilhar. Sucesso!
Muito interessante parabéns, Quem tem essas informações e os detalhes delas por completo sairá na frente , e com as ferramentas certa irar se destaca e ainda ganham dinheiro,esses detalhes é que nos faz acreditar mais em nossos projetos pra nosso sucesso.rnUm Forte Abraço e Sucesso a Todos.
muito bom
Simples e perfeito!!!
Realmente a ideia do eh dando que se recebe se aplica aqui nesse caso.rnE o mais interessante eh que o ato de dar eh motivado pela generosidade em compartilhar e divulgar. Como o conteudo/produto tem valor as pessoas retribuem apoiando , compartilhando e colaboram comprando , o que perfeitamente natural e organico .
Genial, muito bom mesmo…. Adorei
Parabéns por esta iniciativa no Mkt Dig. em vários setores assim como esta entrevista.
Simplesmente Genial.
Muito bom, parabéns Érico e Michael…. Anotei tudinho, e, com certeza, me será de grande proveito, Estamos fazendo o seu Formula de Lançamento. PARABENS, MESMO, e que o Nosso Grande Deus e Pai os abençôem, diuturnicamente.
Para quem está fazendo o fórmula de lançamento , e já assistiu a quase todos os videos, esse sem duvida nenhuma é o melhor de todos. Fantástico!rn Este video já me pagou todo o investimento fieto no formula de lançamento. Minha mente está a milhão por hora.
Parabéns Érico…rnE obrigado por proporcionar essa avalanche de informações certas.rnVocê é o nosso Guru do Marketing Digital. O CARA…Abraço.
Entrevista extraordinária, com muitos detalhes que nos faz acreditar mais em nossos projetos.
FOi sem dúvida a melhor entrevista em matéria de aprendizado e o\’timas dicas!
Muito bom gostei muito, Deus abençoe.
Muito interessante e informativa. Quem tem essas informações e os detalhes delas (como executá-las, com as ferramentas certas) se destacam e ainda ganham dinheiro, tornando-se assim LIVRES para viverem tranquilos de espírito, em detrimento da esmagadora população que anseia por liberdade. Obrigado pelas valiosas informações.
Muito bom mesmo! Assistir a vídeos como esses nos dá ânimo em um dia de trabalho que se inicia. Nos dá também boas ideias, inspirações e a certeza de que tudo é possível se estivermos no rumo certo! Obrigada, Erico por compartilhar tantos conteúdos e aprendizados valiosos conosco!
Fantastico,impressionante, estes videos publicados ensinam toda a estrategia l de ganhar realmente dinheiro através da internet. Parabéns
caraca show de maisrna estratégia dele é magnifica….rnduas feras rnrnparabéns
Como eu sempre falo, vivendo e aprendendo sempre, os gênios existem e estão em toda parte do mundo mas boa parte deles estão de olhos vendados, e o segredo para desatar o esse nó só esta em uma única pessoa (Erico Rocha) Michael Maidens agora só tem um probleminha… o que fazer com tantos dólares. rsrsrnSucesso sempre e que Deus abençoe a todos.
Muito bom mesmo !! Mostra que nem sempre o produto vem em primeiro plano. Mesmo sendo bom, não precisa ser a melhor coisa do mundo para se vender, pois na internet basta esta no lugar certo e na hora certo com o produto apropriado. Show Eric !!
Duas feras! Absurdo o conhecimento e experiência que tem a passar.
Esclarecedor. Cada dia aprendo mais e entendo que tenho muito mais para aprender né Erico Rocha (A Lenda)? Na pesquisa/procura por um produto [FL]. Maidens inovou utilizando o filme, muito bom, mas o investimento é mais alto, mas foi bem planejado. Sucesso em dobro pela realização do filme e pelos resultados, principalmente a Lista que continua sendo um ativo. Abraços J.C.Pires Ortega.
Simplesmente Fantástico!!!rnÉrico Rocha, essas entrevistas nos dão uma visão extraordinária das possibilidades que temos ao nosso alcance e do quão importante é a aplicação da FL.rnNunca duvidei do potencial da Internet, do quanto é importante ajudar o próximo com o que fazemos e que precisamos pensar maior(sair da gaiola).rnAbraços! Sucesso! Avante!
Conteúdo super relevante! Muito bom! obrigada por compartilhar!
Fantático de novo. Só filé nestes vídeos. Entretanto esta apresentação do Michael Maidens foi demais. No final ele ainda nos da como bonus a estratégia de viralizar uma campanha. Além é claro do produto extraordinário. Grande aprendizagem.
Que sacada de sucesso! A cada hora mil pessoas davam o e-mail para ver o filme, isto é incrível! O filme foi a construção da lista e 10 dias um milhão de dolares! Wow! E depois conseguiu parceiros para editar um livro e venderam 7500 livros na primeira semana! Eu estou apaixonada pela INTERNET e pela FÓRMULA DE LANÇAMENTO! O foco não foi o dinheiro!!! Viva as coisas no mundo estão mudando o dinheiro é uma consequência, um resultado mas não o foco principal, quando se faz as coisas certas e com integridade o sucesso vem certamente. Parabéns Michael Maidens e Érico Rocha vocês são demais!