Um modelo de ficha cadastral vai facilitar a rotina do seu dia a dia, pois, nele, é possível reunir todos os dados dos clientes que você atende. Assim, consegue manter tudo organizado e com fácil acesso.
Saiba mais sobre o assunto ao longo deste artigo e baixe um modelo de ficha cadastral para usar como padrão!
O que é um modelo de ficha cadastral?
Um modelo de ficha cadastral é basicamente um “questionário” no qual são inseridos dados pessoais ou empresariais.
Pense que você, empreendedor, tenha uma agência de marketing digital. Será preciso colher clientes para seu negócio funcionar, certo? Mais do que isso, é necessário ter um histórico e controle sobre eles.
O primeiro passo para fechar contrato é pedir os dados gerais do cliente e outros, como faturamento, nicho de mercado, público-alvo, etc. Isso pode constar, de forma resumida, na ficha de cadastro. Mas deixe para aprofundar essas informações mais específicas no briefing do cliente.
Para que serve a ficha de cadastro para clientes?
Como falamos anteriormente, a ficha cadastral tem como principal objetivo colher informações sobre seus clientes. Ela funciona também como um histórico e um lugar de registro desses dados.
Ter essas fichas com você ajuda não somente a conhecer o cliente, mas a organizar suas papeladas, agilizar e facilitar os processos.
Pense que uma pessoa nova entrou em sua empresa recentemente e ela não teve contato ainda com o cliente do qual irá cuidar. Apresentar essa ficha de cadastro vai ajudá-la a entender sobre ele, por exemplo. Além disso, caso ela precise de algum dado específico para algo, como o CNPJ ou os serviços oferecidos, ficará mais fácil encontrá-lo. Assim, ela não precisa ocupar o tempo de outro funcionário com isso e consegue encontrar a informação rapidamente.
Outro exemplo que demonstra a importância do registro é se você precisar conferir o endereço da empresa, pois precisa ir a uma reunião com o cliente e não sabe onde anotou o nome da rua.
Ou, ainda, para casos mais sérios, caso precise levar algum problema mais burocrático ao jurídico, os dados da ficha irão facilitar os trâmites.
Como fazer uma ficha cadastral?
Para que você não fique sem rumo, separamos um modelo de ficha cadastral que é possível seguir e utilizar em sua empresa.
De modo geral, alguns dados necessários que devem constar no documento são:
Dados da empresa
- • razão social;
- • nome fantasia;
- • endereço;
- • bairro;
- • número;
- • cidade;
- • estado;
- • país;
- • CEP;
- • telefone (com DDD);
- • fax (com DDD);
- • CNPJ;
- • inscrição estadual;
- • inscrição municipal;
- • nicho de mercado;
- • faturamento anual/mensal;
- • serviços/produtos oferecidos;
- • porte da empresa (pequeno, grande ou médio).
Dados do responsável
- • nome;
- • endereço;
- • bairro;
- • número;
- • cidade;
- • estado;
- • país;
- • CEP;
- • CPF;
- • telefone (com DDD);
- • e-mail.
Dados gerais
- • data de início de contrato;
- • data de término de contrato;
- • serviço contratado;
- • valor do serviço contratado e acordado;
- • atividades que serão realizadas.
Modelo de ficha cadastral
Se você quiser um modelo de ficha cadastral já pronto, fizemos um documento para você.
Você pode usá-la de forma digital ou impressa e, caso ache necessário, pode inserir um campo para assinatura dos responsáveis presentes naquele momento.
Conclusão
Neste artigo você entendeu sobre a importância de ter uma ficha cadastral em sua empresa para reunir todos os dados dos seus clientes. Assim, é possível ter mais organização e um registro mais seguro das informações.
Além disso, viu também quais são os tópicos que precisam aparecer neste documento e ainda teve a oportunidade de baixar um modelo de ficha de cadastro pronto!
Baixe e comece a usar em sua empresa para ter mais praticidade.
Para você que quer mais dicas de empreendedorismo e gestão, siga acompanhando os conteúdos da Ignição Digital para ficar por dentro das novidades!
Aproveite e leia também sobre:
qual o melhor tipo de pesquisa de satisfação?;