Saber identificar uma oportunidade de negócio é uma habilidade importante para qualquer empreendedor, contudo não basta partir para qualquer oportunidade que pareça boa à primeira vista, é preciso analisar se ela se adequa ao seu perfil.
Você precisa fazer duas análises criteriosas para verificar se uma possibilidade de negócio é boa para você: uma interna, relativa aos seus objetivos, sonhos e paixões; e outra voltada para a natureza do empreendimento, verificando se a sua ideia de negócio apresenta sinais de ser uma boa oportunidade.
A oportunidade de negócio está alinhada com a vida que você deseja?
Quando você analisa uma oportunidade de negócio, deve ter em mente se aquela ideia é coerente com os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. A primeira pergunta que você deve fazer é: Por que eu escolhi o empreendedorismo como estilo de vida?
Muitas pessoas podem responder que buscavam mais independência para tomar as próprias decisões, outras recorrem ao empreendedorismo porque querem liberdade para passar mais tempo com a família, há quem procure na vida empreendedora a oportunidade de obter muitos ganhos em pouco tempo e há ainda quem queira tudo isso junto!
Nenhuma das respostas está certa ou errada. As questões que levam as pessoas a empreender são totalmente particulares. O que você deve perceber aqui é que dependendo da sua resposta, as oportunidades de negócio mais promissoras para você são diferentes.
Quem quer ter independência total não se dará bem abrindo uma franquia, por exemplo. A pessoa que busca mais tempo com a família tem mais chances de sucesso ao montar um negócio que a permita trabalhar em casa, e assim por diante.
Outro fator importante é a questão do horário de trabalho, quem odeia acordar cedo nunca irá se adaptar à rotina de ter uma padaria ou uma barraca de feira. Já pessoas que gostam de passar o fim de semana em casa devem pensar duas vezes antes de abrir um restaurante delivery, que tem pico de vendas de sexta a domingo.
É essencial que a oportunidade de negócios que você está analisando seja compatível com a vida que você leva ou sonha em levar, pois somente assim você conseguirá encontrar motivação suficiente para seguir adiante e passar por todos os desafios que envolvem ter o seu próprio negócio.
O que é necessário para tirar a ideia de negócio do papel?
Tão importante quanto se adequar à sua vida, uma oportunidade de negócio deve estar alinhada com a sua capacidade de transformá-la em realidade. Pode ser que a sua ideia precise de mais pessoas para executá-la, ou que o investimento inicial necessário seja maior do que a quantia que você dispõe.
O empreendedor precisa de muito bom senso para avaliar essas questões, já que é necessária uma boa dose de autocrítica para verificar a sua real capacidade de executar o projeto.
Não adianta ser otimista demais e achar que você irá cobrir todas as áreas que necessitem de profissionais no seu negócio, ou contar que o faturamento do projeto nos primeiros meses seja suficiente para recuperar as despesas iniciais. Apostar nessas chances é muito arriscado e pode levar uma boa oportunidade ao fracasso por falta de avaliação.
Caso a sua ideia de negócio necessite de mais de um sócio, é preciso que você avalie, criteriosamente, qual é o perfil desta pessoa. De modo geral, um bom sócio é aquele que complementa as suas habilidades e conhecimento, podendo cobrir as áreas em que você não é tão bom.
Já em relação ao investimento, se o dinheiro disponibilizado pelos sócios não for suficiente para custear início das atividades da empresa, é necessário avaliar quais são as possibilidades de financiamento com cuidado e optar pela mais segura para a sua empresa.
Gostou das dicas e está pronto para aceitar uma oportunidade de negócio? Então, não deixe de assinar a newsletter do Ignição Digital. Basta cadastrar o seu e-mail no campo destacado nesta página para receber todas as minhas sacadas sobre empreendedorismo e marketing digital em primeira mão.
Interessante.
Interessante.