O modo brasileiro de fazer empreendedorismo não está errado de fato, mas sempre podemos “beber de outras fontes” e garantir diferenciais incríveis para as empresas de nosso país. A cultura empreendedora dos EUA, por exemplo, é um ótimo expoente!
Você sabe sobre a cultura de empreendedorismo de outros países? Não? Hoje falarei um pouco sobre os Estados Unidos. Acompanhe!
Quais são as principais características da cultura empreendedora dos EUA?
Pense comigo, jovem empreendedor. Um país que criou e rege empresas como McDonalds, Facebook, Microsoft e Apple deve entender um pouco sobre como funciona a gestão de empresas, certo? Sim. Porém, não é só essa compreensão e as boas ideias que fazem com que as companhias americanas cresçam tanto.
A cultura empreendedora dos EUA conta muito com algumas diferenças do próprio país ou do governo, o que faz com que a mente dos empreendedores de sucesso de lá seja diferente desde o início dos planejamentos.
Selecionei alguns destes pontos e trouxe neste artigo, com alguns insights para você aplicar ao seu negócio. Veja:
1. A oportunidade vem primeiro
No Brasil é comum vermos novos produtos serem lançados para DEPOIS gerar uma necessidade, e consequentemente uma oportunidade de venda no mercado.
Os empreendedores americanos fazem o contrário: observam uma oportunidade e desenvolvem o planejamento estratégico para um produto que resolva melhor os problemas relacionados, ainda que já exista uma solução no mercado.
Ao identificar a oportunidade antes, seu produto já entra no mercado com um direcionamento preciso e um público em potencial, enquanto um lançamento que será feito para depois gerar um interesse pode falhar e levar uma empresa à falência.
2. O fracasso é um estímulo para a melhora
Todos nós fracassamos. Acontece. Porém, aqui no Brasil, temos a péssima mania de pensar que um fracasso é o fim de tudo. Na verdade, pode ser o começo de uma nova fase.
E é assim que pensam os estadunidenses! Aquele clichê de “cada erro é um aprendizado” é a realidade para eles, e deveria ser para todos os empreendedores.
Entenda qualquer falha ou fracasso como uma oportunidade para rever seus conceitos, ainda que isso signifique ter que fechar as portas por um tempo!
3. Estude empreendedorismo desde cedo
Universidades como a de Stanford, no coração do Vale do Silício, estimulam seus estudantes desde o começo dos estudos a empreender. O Facebook, por exemplo, foi criado em uma universidade americana, você sabia?
Aqui deveríamos seguir o mesmo padrão, mas nem todas as instituições de ensino focam nisso, portanto é essencial que você, se quiser ser um grande empreendedor, comece a estudar o mais cedo possível. Nunca é tarde, lembre-se! Mas quanto mais cedo, melhor.
DICA EXTRA: Inove
Se há um ponto que todo mundo julga primordial no sucesso das empresas americanas é a inovação. Percebe como tudo o que é novo lá realmente é NOVO?
A cultura empreendedora dos EUA tem esse espírito de arriscar e fugir pela tangente do ciclo mercadológico, e isso é simplesmente sensacional.
Faça isso também! Estude seu nicho de mercado, veja as possibilidades existentes e, ao invés de LANÇAR uma delas, CRIE COM BASE em uma delas.
A inovação não nasce somente de fazer algo que já existe, de maneira diferente, e sim de criar algo nunca visto a partir do que já temos.
Gostou das dicas? Aproveite para ver mais no Ignição Digital e revolucione seu negócio!