Para você que deseja saber o que é 5S, vamos falar sobre o assunto neste artigo. Essa metodologia permite padronizar processos dentro de uma empresa e ajuda a melhorar o ambiente de trabalho.
Ela proporciona benefícios como:
- • redução de desperdícios;
- • maior produtividade;
- • senso de coletividade;
- • colaboradores mais disciplinados;
- • entre outros.
Saiba mais!
O que é 5S?
Para saber o que é 5S, você precisa conhecer brevemente sobre a cultura japonesa. Isso porque essa metodologia foi criada no Japão e demonstra muito a forma como eles pensam.
Por lá, a organização, disciplina e eficiência operacional são essenciais. Desde pequenos, os cidadãos já aprendem que é preciso manter suas coisas no lugar, limpas, agindo pensando no coletivo e com obediência.
Portanto, os 5S, de maneira geral, conseguem desenvolver esses pontos citados.
Como falado anteriormente, o 5S é uma metodologia que pode ser aplicada no ambiente de trabalho e também na vida pessoal. O seu principal objetivo é criar uma cultura dentro da empresa, de modo que processos sejam bem definidos e executados.
Os 5S destrincham-se em:
- seiri — senso de utilização;
- seiton — senso de organização;
- seiso — senso de limpeza;
- seiketsu — senso de padronização;
- shitsuke — senso de disciplina.
Para que serve os 5S?
Agora que você entendeu o que é 5S, fica mais fácil compreender para que essa metodologia serve na prática.
Como falamos, o principal ponto é desenvolver uma cultura organizacional. Ao conseguir esse feito, fica mais fácil ter colaboradores que vestem a camisa da empresa.
Dessa forma, os 5S ajudam a melhorar os processos, aumentar a eficiência das equipes, organizar as demandas, melhorar o rendimento de cada um, proporcionar mais responsabilidade, diminuir falhas, facilitar o pensamento rápido para encontrar soluções e otimizar a produção de tempo e o espaço.
Como funciona os 5S dentro da empresa?
Não pense que implementar os 5S na empresa será da noite para o dia. Isso será um processo que requer paciência, tentativas e falhas até chegar, finalmente, ao acerto final.
É claro que o primeiro passo para dar certo é fazer com que todos da organização compreendam o que é o 5S, e como cada ponto irá ajudar em todos os aspectos da empresa.
Você pode começar explicando sobre os 5S e dando exemplos práticos para seus colaboradores compreenderem melhor. Veja:
- • senso de utilização — o primeiro S dessa metodologia fala sobre utilização de recursos. Pense, junto com os colaboradores, formas de reduzir o desperdício de materiais como papel impresso errado; reduzir o espaço com a organização de papeladas que não precisam ficar em cima das mesas; otimizar o tempo gasto com o planejamento de um projeto, etc;
- • senso de organização — a organização é peça fundamental em qualquer empresa, seja ela física ou on-line. É preciso saber separar a papelada, os arquivos nos computadores, organizar o estoque, separar o que precisa ir para o lixo, identificar projetos prioritários, criar prazos para demandas, entre outros;
- • senso de limpeza — o ambiente no qual trabalhamos precisa ser limpo e confortável, certo? Então, aqui, o ideal é fazer com que cada um entenda e faça sua parte. Dê exemplos como: não deixar lixo espalhado pela mesa ou no chão, recolher o lixo do banheiro quando estiver cheio, passar um pano na bancada após as refeições e não deixar alimentos estragados na geladeira;
- • senso de padronização — seguir padrões e processos ajuda a minimizar erros e ainda otimiza o tempo de todos na empresa. Padronize, por exemplo, as etapas que devem ser seguidas para criar um projeto; quais informações devem estar em um e-mail de cobrança; ou, ainda, use listas de checagem para outras tarefas;
- • senso de disciplina — é preciso ser disciplinado para seguir as orientações dentro de uma organização. Para isso, é ideal que os colaboradores sejam instruídos, recebam treinamentos, escutem palestras, leiam livros e sejam incentivados a debater questões entre eles.
Deu para perceber que os 5S estão ligados. Um depende do outro e é preciso que todos os pontos sejam bem determinados e executados por todas as equipes de uma empresa para dar certo!
Conclusão
Neste artigo você pôde compreender o que é 5S, entendeu o significado de cada um deles e para que eles servem. Conferiu também os benefícios que trazem à instituição e como a organização e padronização pode contribuir para o aumento da eficiência.
Além disso, viu como o processo pode ser implementado na empresa com alguns exemplos.
Saiba mais sobre essa metodologia japonesa dos 5S e siga acompanhando os artigos do Ignição Digital para se manter atualizado e ter mais sacadas incríveis como essa para melhorar o desempenho de sua empresa!