Que tal aumentar suas vendas sem aumentar o seu número de vendedores? Parece ótimo, não é mesmo? Isso é o que chamamos de Automação de Marketing. Uma estratégia que une tecnologia e Marketing e permite que sua empresa entenda seus Leads, além do estágio de compra que eles se encontram.
Resumindo, com esses dados você consegue tomar decisões específicas para o Lead avançar no processo de compra, de forma inteligente, personalizada e automatizada.
Como a Automação de Marketing funciona?
Através de softwares especializados, sua empresa coleta dados, define estratégias e automatiza várias tarefas manuais e complexas de Marketing. Por exemplo, a criação de landing pages, e-mails marketing personalizados, gerenciamento do fluxo de nutrição de Leads, análises do estágio de compra dos mesmos, produção de relatórios e muito mais.
Com a Automação de Marketing você programa ferramentas especializadas e melhora o envolvimento com seu Lead, independente do tamanho da sua base. A praticidade é a mesma para 10, 20, 50, 1.000 ou 50.000 contatos.
Passo a passo da Automação de Marketing
Defina a estratégia: Foque em seu público-alvo, use a seu favor os dados sobre suas personas e defina os objetivos certos para a sua campanha.
Escolha a ferramenta: Existem muitos softwares que automatizam o seu processo de Marketing, escolha o ideal para você. No mercado temos algumas opções como o HubSpot, RD Station, LeadLovers, Infusionsoft, etc.
A partir disso, sua equipe mantém o foco apenas no pensamento estratégico, sem perder tempo com processos operacionais.
Estabeleça um ponto de partida para a nutrição do Lead: Pode ser uma ou mais características das suas personas, como cargo de emprego, local de residência, etc, ou até um interesse do seu público-alvo. Identifique a oportunidade e deixe a automação trabalhar.
Interação = etapa de compra: Não menospreze as interações com seu Lead, planeje os e-mails, presença digital nas redes sociais. Faça bem feito e conquiste a atenção do seu público em todos os canais de comunicação.
Conte uma história com o seu conteúdo: Estabeleça uma sequência lógica para os conteúdos enviados aos Leads, sempre com o foco na conclusão do processo de compra.
Crie métricas: Só assim você consegue mensurar a efetividade da sua Automação de Marketing.
Implemente melhorias: Pegue todos os pontos fracos das suas métricas e aperfeiçoe sempre a estratégia, maximizando o seu resultado.
Porque investir em Automação de Marketing?
Segundo o Nucleus Research e o Focus Research, empresas que investiram nessa estratégia conseguiram o retorno do investimento em apenas um ano. Além disso, a Automação representou uma redução de 12% nas despesas de marketing. Que tal?
Reduza o tempo gasto com Marketing, invista em Automação e sinta a diferença nos seus resultados. Para receber mais dicas e insights, cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter gratuitamente.
muito bom seu artigo