BI é a sigla para Business Intelligence, um conjunto de técnicas e processos que auxiliam na gestão de negócios. Pode parecer confuso entender o que é Business Intelligence, um conceito tão amplo, mas o procedimento surgiu na década de 1990, quando as grandes empresas notaram que precisavam de algum suporte na hora de tomar decisões estratégicas.
Processo de BI
Coletar informações, organizá-las e desenvolver uma análise profunda em cima disso, essa é a essência do Business Intelligence. O conceito funciona para as mais diversas esferas de uma empresa. Imagine que você está concentrando todos os dados de vendas, compras, produção, mídias sociais, veículos de comunicação, planilhas e muito mais em um só lugar.
Conhecido como Data Warehouse, o depósito de informações da empresa é que vai servir de base para a análise e monitoramento dos dados. É preciso entender como os dados obtidos funcionam juntos, e de que forma é possível integrá-los.
Data Mining é o nome do processo de extração de dados do depósito. É nesse momento que o analista vai trabalhar para identificar de que forma os dados podem ser utilizados dentro da empresa.
Após a visualização completa dos dados, chega a fase do monitoramento. O analista vai acompanhar a evolução dos acontecimentos, desenvolvendo relatórios.
Objetivos do BI
Uma estratégia de Business Intelligence bem implementada permite à empresa conhecer melhor todos os seus processos, tendo a capacidade de gerar relatórios e informações muito mais precisas. Enxergar novas oportunidades de negócio se torna mais fácil e as previsões das operações ficam muito mais assertivas.
O suporte na tomada de decisão acontece porque, a partir do conhecimento detalhado de todos os seus processos internos, é possível ter uma visão muito mais objetiva da realidade do seu negócio.
BI e mídias sociais
Quando o conceito de Business Intelligence surgiu, o mundo ainda não tinha sofrido o boom e o impacto das redes sociais. As empresas precisaram se perguntar novamente o que é BI. Nesse aspecto, o conceito se reinventou e se tornou BI 2.0. As mídias sociais e o desenvolvimento da web proporcionaram uma nova gama de oportunidades para as empresas, que veio acompanhada de uma série de tomadas de decisão para serem exploradas.
Gostou de saber sobre Business Intelligence? Continue acompanhando a Ignição Digital para continuar por dentro de todos os conceitos e tendências de marketing digital e empreendedorismo.