O Que É Comunicação Visual E Qual Sua Importância Para O Negócio?

Utilizar elementos visuais é, muitas vezes, a forma mais eficiente de passar uma informação. Por isso, é fundamental ressaltar a importância da comunicação visual.

Se a sua empresa não utiliza essa comunicação na  sua estratégia de marketing, seja nas redes sociais ou nas campanhas, é hora de inovar. A comunicação visual é fundamental para mostrar para seu público o seu poder de marca. 

Sobre esse assunto, você verá neste artigo: 

  • o que é comunicação visual?;

  • para que serve a comunicação visual?;
  • importância da comunicação visual;
  • como ter uma boa identidade visual.

O que é comunicação visual?

Os elementos visuais utilizados para demonstrar a personalidade da sua marca e apresentados aos consumidores é o que define a comunicação visual. 

Existem diversos meios de comunicação visual, como gráficos, desenhos, fotografias, placas e sinais de trânsito, semáforos, expressões faciais, corporais e mapas. 

Algumas marcas não precisam usar muito texto para serem reconhecidas. Quando você vê o logo de uma maçã mordida, pensa na mesma hora na Apple, em seus produtos e nas experiências que você já teve com a marca.

Isso só acontece porque a multinacional fez uma forte construção da sua personalidade e desenvolvimento de marca.

A comunicação visual de uma empresa é uma representação da cultura da sua empresa. Por isso, é fundamental fazer de maneira eficiente, pois é ela que causa uma primeira impressão nos clientes e define as sensações que ele terá com relação à marca.

A cor que será usada no logotipo da sua empresa, por exemplo, precisa ser bem pensada, pois influenciará nos outros aspectos da comunicação visual, já que o conjunto de elementos precisa ser coerente.

Para que serve a comunicação visual?

A comunicação visual é o ponto chave para atrair os olhares do público e de transmitir a informação de maneira clara e objetiva.

Além disso, essa ferramenta pode trazer grandes vantagens para sua marca, fazendo com ela seja reconhecida e atraia potenciais clientes. São elas:

  • transmissão das informações de maneira direta;
  • flexibilidade de aplicações;
  • grande impacto nos clientes;
  • diferentes possibilidades de identidades.

Importância da comunicação visual — como ela pode ajudar seu negócio?

A identidade visual ajuda os clientes a se lembrarem de você na hora da compra, o que pode, então, aumentar seus lucros.

A empresa que não está focada na importância da comunicação visual pode ser vista como amadora e gerar dúvidas sobre a qualidade dos produtos e serviços  que oferece.

A identidade visual consegue trazer mais credibilidade e confiança para o seu negócio

Dicas para ter uma boa identidade visual

A grande sacada para ter uma boa identidade de marca é investir em designers capacitados ou em uma agência de comunicação para cuidar disso para você!

Depois de contratar os profissionais, eles precisam entender a essência da sua marca. Por isso, é importante que eles estejam alinhados com as seguintes informações:

–  missão, visão e valores;

– objetivos;

– ramo em que atua;

– quem é o público-alvo;

– quais produtos ou serviços oferecem.

Além disso, há outras dicas que irão te ajudar a construir a comunicação visual de sua empresa:

Faça um brainstorming (tempestade de ideias)

Depois de determinar os pontos anteriores, tenha uma conversa com a equipe e troquem ideias sobre a comunicação visual que desejam obter. Tudo, é claro, seguindo a cultura já estabelecida do negócio.

Pense em cores, formatos e símbolos que representem a empresa

A identidade visual é basicamente formada por esses pontos. Por isso, eles precisam se conectar e ter embasamento.

O uso de tipografias e fontes manuscritas estão associadas com a objetividade. Já as fontes cursivas passam uma ideia de sofisticação, por exemplo.

Outra questão é o estudo das cores. De acordo com a teoria do significado das cores do alemão Johann Wolfgang Von Goethe, cada tonalidade pode despertar uma emoção em nós.

O azul, passa transparência, calma e intelectualidade, já o vermelho oferece uma sensação de energia, imediatismo e paixão. A cor verde remete ao bem-estar, à saúde e à cura.

Sendo assim, você pode notar que os hospitais costumam ter cores verdes e azuis. Enquanto lojas de varejo utilizam do vermelho, principalmente para lançarem promoções.

Ou seja, é um conjunto de elementos que ditará sua comunicação visual com o público! E é nesse momento que uma equipe de design é tão importante!

Conclusão

Neste artigo, conseguimos entender a importância da comunicação visual de uma empresa, ou seja, os elementos que ajudam a atrair os clientes por meio da experiência de visualizar algo harmônico, profissional e que passe uma sensação de segurança para ele. 

Além disso, em um mercado cada vez mais concorrido, com produtos e serviços semelhantes em todo lugar, uma comunicação visual de qualidade pode fazer toda a diferença no sucesso de um negócio. Um design agradável, criativo e marcante instintivamente convida o cliente, gerando interesse.

Percebeu como a comunicação visual é fundamental para a sua marca? Continue lendo os artigos do blog da Ignição Digital e tenha mais conhecimento sobre assuntos do mundo dos negócios. 

Fórmula de Lançamento - Ebook

Pela primeira vez na história, Erico Rocha e Leandro Ladeira criaram a oferta mais surreal da Black Friday. Não fique de fora dessa, preencha o formulário para saber mais sobre a oferta.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

8 thoughts on “O Que É Comunicação Visual E Qual Sua Importância Para O Negócio?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *