Utilizar elementos visuais é, muitas vezes, a forma mais eficiente de passar uma informação. Por isso, é fundamental ressaltar a importância da comunicação visual.
Se a sua empresa não utiliza essa comunicação na sua estratégia de marketing, seja nas redes sociais ou nas campanhas, é hora de inovar. A comunicação visual é fundamental para mostrar para seu público o seu poder de marca.
Sobre esse assunto, você verá neste artigo:
- o que é comunicação visual?;
- para que serve a comunicação visual?;
- importância da comunicação visual;
- como ter uma boa identidade visual.
O que é comunicação visual?
Os elementos visuais utilizados para demonstrar a personalidade da sua marca e apresentados aos consumidores é o que define a comunicação visual.
Existem diversos meios de comunicação visual, como gráficos, desenhos, fotografias, placas e sinais de trânsito, semáforos, expressões faciais, corporais e mapas.
Algumas marcas não precisam usar muito texto para serem reconhecidas. Quando você vê o logo de uma maçã mordida, pensa na mesma hora na Apple, em seus produtos e nas experiências que você já teve com a marca.
Isso só acontece porque a multinacional fez uma forte construção da sua personalidade e desenvolvimento de marca.
A comunicação visual de uma empresa é uma representação da cultura da sua empresa. Por isso, é fundamental fazer de maneira eficiente, pois é ela que causa uma primeira impressão nos clientes e define as sensações que ele terá com relação à marca.
A cor que será usada no logotipo da sua empresa, por exemplo, precisa ser bem pensada, pois influenciará nos outros aspectos da comunicação visual, já que o conjunto de elementos precisa ser coerente.
Para que serve a comunicação visual?
A comunicação visual é o ponto chave para atrair os olhares do público e de transmitir a informação de maneira clara e objetiva.
Além disso, essa ferramenta pode trazer grandes vantagens para sua marca, fazendo com ela seja reconhecida e atraia potenciais clientes. São elas:
- transmissão das informações de maneira direta;
- flexibilidade de aplicações;
- grande impacto nos clientes;
- diferentes possibilidades de identidades.
Importância da comunicação visual — como ela pode ajudar seu negócio?
A identidade visual ajuda os clientes a se lembrarem de você na hora da compra, o que pode, então, aumentar seus lucros.
A empresa que não está focada na importância da comunicação visual pode ser vista como amadora e gerar dúvidas sobre a qualidade dos produtos e serviços que oferece.
A identidade visual consegue trazer mais credibilidade e confiança para o seu negócio
Dicas para ter uma boa identidade visual
A grande sacada para ter uma boa identidade de marca é investir em designers capacitados ou em uma agência de comunicação para cuidar disso para você!
Depois de contratar os profissionais, eles precisam entender a essência da sua marca. Por isso, é importante que eles estejam alinhados com as seguintes informações:
– missão, visão e valores;
– objetivos;
– ramo em que atua;
– quem é o público-alvo;
– quais produtos ou serviços oferecem.
Além disso, há outras dicas que irão te ajudar a construir a comunicação visual de sua empresa:
Faça um brainstorming (tempestade de ideias)
Depois de determinar os pontos anteriores, tenha uma conversa com a equipe e troquem ideias sobre a comunicação visual que desejam obter. Tudo, é claro, seguindo a cultura já estabelecida do negócio.
Pense em cores, formatos e símbolos que representem a empresa
A identidade visual é basicamente formada por esses pontos. Por isso, eles precisam se conectar e ter embasamento.
O uso de tipografias e fontes manuscritas estão associadas com a objetividade. Já as fontes cursivas passam uma ideia de sofisticação, por exemplo.
Outra questão é o estudo das cores. De acordo com a teoria do significado das cores do alemão Johann Wolfgang Von Goethe, cada tonalidade pode despertar uma emoção em nós.
O azul, passa transparência, calma e intelectualidade, já o vermelho oferece uma sensação de energia, imediatismo e paixão. A cor verde remete ao bem-estar, à saúde e à cura.
Sendo assim, você pode notar que os hospitais costumam ter cores verdes e azuis. Enquanto lojas de varejo utilizam do vermelho, principalmente para lançarem promoções.
Ou seja, é um conjunto de elementos que ditará sua comunicação visual com o público! E é nesse momento que uma equipe de design é tão importante!
Conclusão
Neste artigo, conseguimos entender a importância da comunicação visual de uma empresa, ou seja, os elementos que ajudam a atrair os clientes por meio da experiência de visualizar algo harmônico, profissional e que passe uma sensação de segurança para ele.
Além disso, em um mercado cada vez mais concorrido, com produtos e serviços semelhantes em todo lugar, uma comunicação visual de qualidade pode fazer toda a diferença no sucesso de um negócio. Um design agradável, criativo e marcante instintivamente convida o cliente, gerando interesse.
Percebeu como a comunicação visual é fundamental para a sua marca? Continue lendo os artigos do blog da Ignição Digital e tenha mais conhecimento sobre assuntos do mundo dos negócios.
Parabéns pelo artigo, me ajudou com algumas dúvidas.
Vou indicar aos amigos!!
Muito bom o artigo! Adoro o site de vocês! Continuem sempre assim divulgando conteúdo de qualidade. Abs.
Interessante.
Quem é o autor desta matéria?
Olá, Gilmara! Quem cria todos os posts é a equipe de redação Ignição Digital.
Ok muito obrigada .
Qual o ano dessa publicação por favor??? é para o meu TCC
Olá Bruna, a última atualização desta publicação aconteceu em 15 de agosto de 2017.