O Que é CRM Imobiliário e Como Usá-lo?

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O CRM imobiliário é, basicamente, uma ferramenta que ajuda os corretores a obter mais informações do público. Como resultado, o sistema ajuda a gerar mais oportunidades e vendas para as empresas. 

Quer entender melhor o funcionamento do software e como ele pode ajudar nos seus negócios? Neste artigo você verá:

  • • o que é CRM imobiliário?;
  • • para que serve um CRM no mercado imobiliário?;
  • • como usar o CRM imobiliário da melhor maneira?.

O que é CRM imobiliário?

O CRM imobiliário (também chamado de Customer Relationship Management) é uma ferramenta que funciona de forma semelhante a uma planilha. Porém, ele tem muito mais recursos e é mais simples de usar.

Nesse sistema, é possível obter uma série de informações, como o tipo de imóvel mais desejado pelos compradores. A partir disso, será possível prestar um atendimento personalizado e eficiente. 

Vale notar que não há apenas um CRM imobiliário. Atualmente, existem diversas plataformas disponíveis, sendo que cada empresa pode escolher aquela que se adequa mais ao que precisa. 

Para que serve um CRM no mercado imobiliário?

No mercado imobiliário, o CRM pode ter várias funções importantes. Veja só!

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Cruzamento de interesses

É possível reunir no CRM informações dos compradores e dos proprietários. Por exemplo: uma pessoa deseja um apartamento de dois dormitórios e uma vaga de garagem em determinado bairro. Caso você tenha mapeado os imóveis disponíveis, será mais fácil fazer o cruzamento de informações. 

Dessa forma, os proprietários irão conseguir vender o que querem, assim como os compradores encontrarão a moradia que desejam. 

Andamento do atendimento

O CRM permite ainda que você tenha em um só lugar o andamento dos atendimentos. Assim, você pode ver em qual estágio da conversa parou e retomar desse ponto. 

Essa funcionalidade evita que você realize um atendimento repetitivo, e que prejudicará o interesse do consumidor. Sem contar que torna a negociação melhor para ambas as partes. 

Envio de e-mails

No CRM imobiliário, também é possível enviar e-mails para as pessoas interessadas. Você pode até utilizar de jornadas de marketing para convencer o seu público a conhecer os móveis disponíveis. 

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Como usar o CRM imobiliário?

A maneira mais eficiente de usar o Customer Relationship Management Imobiliário é começar definindo as etapas do funil de vendas e traçando metas para cada uma delas. Para os consumidores que estão no topo, é importante oferecer mais informações sobre os imóveis. 

Quem está no meio já está cogitando comprar ou alugar, mas precisa de argumentos ainda mais sólidos para ver que vale a pena fazer negócios com a sua empresa. Nessa fase, é interessante focar nos diferenciais.

Já no fundo do funil, você pode direcionar a comunicação de forma mais persuasiva, para que as pessoas entrem em contato e/ou agendem uma visita. Como visto, a etapa faz toda a diferença para as estratégias. 

Por isso, é importante incluir essas informações no CRM e definir o lead scoring, ou seja, uma nota para cada informação. Um cliente que deseja comprar em dois meses, por exemplo, pode estar no fundo do funil. Nesse caso, ele precisa receber um atendimento prioritário. 

No sistema, é possível ainda criar grupos e segmentar pessoas para que recebam a mesma mensagem. Assim, você poderá ter uma comunicação para quem está no topo, no meio e no fundo do funil, ou de acordo com outra estratégia.

Por fim, vale a pena analisar todas as informações disponíveis na ferramenta. Muitas delas podem dar ideias de forma de abordagem para a equipe comercial. Caso os clientes estejam interessados em determinado tipo de imóvel, por exemplo, sua empresa pode focar em mostrar quais unidades atendem a isso. 

Conclusão

Como visto neste artigo, o CRM imobiliário é uma ferramenta que pode trazer muitas vantagens para o mercado de imóveis. Por meio dele, as empresas podem obter diversas informações sobre os clientes, o que pode ser decisivo na hora de pensar em estratégias e em vender. 

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