Você já ouviu falar ou leu o que é CRO? Conversion Rate Optimization, ou Otimização de Conversão, em português livre, consiste em um conjunto de técnicas totalmente focadas no usuário, com o objetivo de induzir ele a concluir uma ação, ou seja, a converte em um site, blog, redes sociais, etc.
Só por essa breve explicação, você já deve ter notado que esse tal de CRO é importante. Certo? Então, confira mais detalhes a seguir.
Importância do CRO
Se a sua presença digital está ruim, deve melhorar. Se ela está estagnada, pode melhorar. E se a sua presença digital está bem, ela é capaz de melhorar ainda mais!
Portanto, independentemente do estado em que se encontra o seu negócio digital, sua presença na web pode ser maximizada no quesito Otimização de Conversões, por meio do CRO.
Afinal, o que é CRO na prática?
Esse é o processo que testa, analisa e otimiza a eficiência das conversões da sua marca como um todo, seja no site, nas landing pages, no blog, nos anúncios e nas redes sociais. Tudo isso é feito em relação ao design, conteúdo, disposição de informações, títulos e vários outros aspectos.
Em analogia, CRO é a lapidação do seu conteúdo na web, definindo o que é bom e ruim, o que funciona e não funciona, o que está bem e o que pode ser excelente. Entendeu?
Como implementar CRO na sua empresa
Ao otimizar a sua presença digital, as conversões começam a acontecer com mais frequência, aumentando os seus lucros consequentemente. Interessante, não é? Veja então qual é o processo para otimizar suas conversões e como implementar o CRO.
Comece pela segmentação
A minha primeira dica está voltada para a segmentação. Dentro do seu público-alvo existem pessoas com diversas personalidades, classes sociais, localizações, gostos e estilos. Portanto, manter uma comunicação padrão para todos é arriscado. O ideal é implementar mudanças por segmentação.
Um exemplo simples é fazer o anúncio de acordo com o sexo. Um tom mais feminino para as mulheres e um tom mais masculino para os homens, alterando também cores, fontes, imagens, etc.
Além disso, você pode alterar uma landing page de acordo com a localização do usuário, oferecendo serviços específicos para determinadas cidades ou regiões.
Faça testes A/B
Com o público devidamente segmentado, a ideia é testar as mudanças propostas no seu site. E como verdades absolutas e “achismos” não funcionam no marketing digital, é necessário verificar quais opções são mais eficientes e convertem mais.
Para isso, uma excelente maneira é recorrer ao teste A/B. Assim, você pode, por exemplo, comparar dois títulos diferentes, duas landing pages distintas, dois anúncios desiguais, duas CTA’s dissemelhantes e por aí vai.
Caso queira, pode utilizar ferramentas como o Google Analytics, além da Klick Pages, em que você consegue criar e testar páginas.
Produza conteúdos
Por fim, indico a produção de conteúdos como uma ótima maneira de implementar o CRO em seu negócio. Teste variações de chamadas para e-books, blog, vídeos, etc. E se quiser melhorar ainda mais, implemente técnicas de rapport e copywriting.
Entendeu o que é CRO? Gostou do conceito? Não deixe dinheiro sobre a mesa, implemente as melhorias propostas e aumente sua taxa de conversão! Aproveite e assine nossa newsletter, ao final desta página, para receber outros conteúdos como este.