Due Diligence é o termo na língua inglesa para diligência prévia. Em poucas palavras, é como se fosse uma auditoria. É um processo bastante complexo de análise e investigação de uma determinada oportunidade de negócio. Esse processo vai avaliar todas as faces dessa possível transação, calculando os riscos e destacando também os possíveis benefícios.
O processo é composto por inúmeras pequenas ações investigativas, e é preciso lembrar que não são apenas empresas enormes ou negócios multimilionários que devem passar pela due diligence. Empresas pequenas e oportunidades de negócio com valores menores também podem e devem realizar a análise
O que é analisado na due diligence?
Todas as facetas da oportunidade de negócios são analisadas durante uma due diligence. Aspectos financeiros, contábeis, previdenciários, fiscais, processos administrativos e judiciais, imobiliários, etc. Absolutamente tudo.
Demonstrações contábeis devem ser analisadas com muita atenção, já que são elas que explicitam a saúde financeira da empresa. O mesmo vale para a estrutura societária, já que é dessa forma que se entenderá qual a influência que os sócios e acionistas mantem na administração do negócio.
O processo de due diligence é tratado como uma espécie de auditoria pois essa análise vai averiguar o estado de saúde geral da empresa. A due diligence se faz extremamente necessária nos dias de hoje. Afinal, não são poucos os casos de empresas que faliram devido a oportunidades de negócio que não foram bem sucedidas no passado, não é mesmo?
Due diligence e mensuração de risco
Ao coletar a maior quantidade possível de informações, é possível identificar e mensurar riscos que estavam, de certa forma, escondidos, que nunca haviam sido identificados. Essa é a maior importância desse tipo de auditoria.
É somente a partir uma análise extensa e detalhada que esse tipo de coisa pode ser descoberta. Porém, é preciso lembrar que não se pode confundir ou comparar o processo de due diligence com o processo de uma auditoria comum
em empresas nos dias de hoje, já que os objetivos são completamente diferentes, apesar dos processos serem semelhantes em alguns aspectos.
A Ignição Digital conta com o melhor conteúdo para quem adora dicas de gestão e produtividade para empresas! Acompanhe.