O que é e Como Utilizar Call to Action em Suas Campanhas?

O que é e Como Utilizar Call to Action em Suas Campanhas?

Quem trabalha ou mesmo se interessa por marketing digital, com certeza já ouviu falar de call-to-action. Aqui na Ignição Digital, por exemplo, nós utilizamos esse recurso o tempo todo!

Esse é um recurso que serve para instruir o seu público sobre o que deve ser feito a seguir, e isso funciona para uma série de formatos diferentes, desde e-mail e landing pages até mesmo artigos de blog e campanhas em redes sociais. 

Para que serve o call-to-action?

Eu já te contei que, essencialmente, o call-to-action serve para fazer com que um determina usuário faça uma ação, certo?

Mas não é uma simples ação sem nenhum objetivo. Esse recurso serve para levar o visitante para a próxima etapa do seu funil de vendas e incentivar conversões. 

Você pode, por exemplo, linkar um post relacionado ao final de um artigo de blog, ou um material rico em uma landing page. 

Como criar um bom CTA?

É preciso pensar no CTA como uma forma de aproveitar oportunidades. 

O que acontece é que você não pode simplesmente esperar que um simples “clique aqui” vá fazer com que aquele usuário faça o que deseja, entende?

Mas não se preocupe, eu tenho algumas estratégias que considero cartas na manga para escrever os melhores call-to-action. 

Porém, antes de tudo, você precisa ter algumas coisas em mente:

  • • quem é a sua persona — o que a pessoa que está lendo aquele conteúdo busca? Quem ela é? A sua oferta precisa interessar a ela;
  • • etapa do funil de vendas — saber em que estágio do funil está o usuário também é primordial, bem como para onde ele está sendo direcionado;
  • • decida qual o seu objetivo — você quer que o usuário realize uma determinada ação, mas por que? Seu objetivo pode ser gerar tráfego para um blog, aumentar as inscrições para uma newsletter, recomendar um download ou mesmo direcionar para uma LP.

Onde usar um call-to-action?

Muitas pessoas usam o CTA no final de artigos de blog e em LPs, mas esquecem que o recurso também pode — e deve — ser utilizado de outras maneiras. 

Na home de seu site, por exemplo, você pode sugerir um ação relacionado ao produto ou serviço que vende. Se é um curso, um “inscreva-se já” pode fazer a diferença. 

Já nas redes sociais, você pode escolher ações que estejam relacionadas aos objetivos de suas campanhas. Neste ponto, é muito importante que não se esqueça de analisar a etapa do funil, assim pode levá-lo para a próxima etapa.

Em anúncios funciona da mesma maneira, mas aqui você não pode esquecer que as copys costumam ser mais curtas, então palavras de efeito imediato são as melhores opções. Lembre de caprichar nessa!

Por último, temos os materiais ricos. Nestes, o CTA com links é essencial. Tente levar o seu leitor para o blog, por exemplo. 

Exemplos de CTAs que funcionam

Se você chegou até aqui, já entende exatamente o que é um call-to-action, seus diferentes objetivos, onde pode aplicado e no que deve prestar atenção para criar um realmente efetivo. 

Agora chegou a hora de conhecer alguns exemplos de CTAs que funcionam muito bem, assim você pode se inspirar para criar os seus! Veja:

  • • faça um teste grátis — oferecer um trial para a pessoa que está acessando seu site é uma excelente maneira de chamar a atenção, principalmente de quem já está interessado no que você oferece, mas ainda não tem certeza se vale a pena pagar pelo serviço;
  • • material para download — as pessoas adoram ganhar coisas grátis. A partir do momento que você oferece um material rico gratuito para ela baixar, além de ajudar na jornada de compra, ainda desperta mais interesse pelo que você tem a oferecer;
  • • visite o site — esse CTA funciona bem para anúncios e redes sociais, além de ser um dos mais utilizados dessa lista. Você pode usar essa chamada como isca e, ao levá-lo para a página em questão, oferecer um desconto ou condições especiais;
  • • abandono de carrinho — imprescindível para quem tem um e-commerce, o CTA de abandono de carrinho tem o potencial de fazer um sucesso incrível. Por meio do auxílio de uma ferramenta de automação, quando o usuário deixa o site com compras no carrinho, um e-mail é automaticamente enviado oferecendo frete grátis ou cupom de desconto para aqueles itens.

Gostou de aprender tudo sobre CTA? Então que tal ler mais artigos aqui na Ignição Digital? Eu tenho o os melhores conteúdos para você!

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