A metodologia DISC surgiu para avaliar e medir o perfil comportamental das pessoas em determinadas ocasiões. No ambiente de trabalho, é bastante importante para traçar comportamentos e apontar características predominantes.
Segundo uma pesquisa realizada por Karin Roodt, mestre em Educação pela University of South Africa e psicóloga com registro na South African Medical and Dental Council, o método oferece 99% de precisão nos resultados de perfis comportamentais.
Quer entender melhor sobre a metodologia e como utilizar em sua empresa? Veja a seguir!
O que é a metodologia DISC?
A metodologia DISC foi desenvolvida pelo americano William Moulton Marston, PhD em psicologia pela Universidade de Harvard. O intuito do psicólogo era conseguir entender e explicar as respostas emocionais dos seres humanos.
Por meio de um teste, é possível analisar aspectos comportamentais, tendo como base quatro características, sendo:
• dominância, em que se refere ao modo como a pessoa lida com os problemas e desafios, verificando situações de controle, poder e assertividade;
• influência, com relação a como lidar com pessoas e influências, visando a parte comunicacional e as relações sociais;
• estabilidade, medindo a reação diante de mudanças, identificando aspectos como paciência e persistência;
• conformidade, referente a como lidar com regras estabelecidas por terceiros, levando em conta características ligadas à estrutura e organização.
Como utilizar a metodologia DISC em sua empresa
Por conseguir medir com alta precisão o comportamento humano, a metodologia é uma grande aliada na hora de contratar pessoas para sua equipe. Isso porque, ao aplicá-la, será possível encontrar profissionais que estejam alinhados com a empresa, com as características do gestor e dos demais colegas do time.
Além disso, você conseguirá identificar se aquela pessoa é ideal para desempenhar determinadas funções para aquele trabalho específico. Assim, é possível ter uma previsão sobre as expectativas geradas sobre ela.
Com profissionais alinhados e que contam com as características necessárias para desempenhar determinadas funções, é mais fácil conseguir reduzir a rotatividade da empresa, aumentar a produtividade e a motivação.
Portanto, ao buscar novos talentos, aplique a metodologia DISC aos candidatos. Você também pode usá-la para mudanças de cargos e promoções.
Questões para o teste DISC
Aplique perguntas para conhecer a personalidade do entrevistado e que façam com que ele se autodefina. Utilize para as respostas alternativas de características, como:
• extrovertido;
• coerente;
• preocupado;
• assertivo;
• otimista;
• paciente;
• confiante;
• ambicioso;
• bom ouvinte;
• competitivo;
• gentil;
• popular;
• confiável;
• objetivo;
• julgador;
• agressivo;
• cuidadoso;
• apressado;
• comunicativo;
• autoritário;
• entre outros.
Ao fim do teste, será possível verificar qual traço de personalidade prevalece naquela pessoa.
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