Antes de explicar o que é estratégia empresarial, acredito que seja importante diferenciarmos este conceito de planejamento. A minha experiência no mundo do empreendedorismo me leva a acreditar que distinguir os dois termos é uma das grandes dificuldades de muitos empresários. Isso acaba prejudicando a elaboração de ações que garantam a sua competitividade no mercado atual, em constante mudança.
O planejamento é essencial para que as empresas definam os seus objetivos e estabeleçam o melhor caminho para alcançá-los. Entre outros benefícios, aplicá-lo ajuda: a obter e aplicar os recursos necessários para concretização do que foi estipulado; engajar todos os membros da organização para que contribuam com os métodos escolhidos; e acompanhar os progressos, o que permite, principalmente, prever e evitar problemas.
Pois bem, com a estratégia, basicamente podemos dizer que é o planejamento colocado em ação. Trata-se do programa geral para garantir o desempenho da organização que a levará ao alcance de seu objetivo. Ela é desempenhada consciente e racionalmente pelos administradores e determina uma mesma direção, ou melhor, um padrão de reação da empresa ao contexto em que está inserida.
Afinal, o que é estratégia empresarial?
Estratégia, portanto, é a utilização de todos os recursos para atingir objetivo em longo prazo. Diante disso, estratégia empresarial corresponde ao conjunto das metas, finalidades, fundamentos e planos que permitem chegar até esse objetivo. Ela é postulada com base nas atividades da organização e na sua missão (que tipo de empresa pretende ser).
Considero a estratégia empresarial a relação entre os recursos apresentados por uma empresa aos desafios do mercado. Todas as organizações a têm, mesmo que não exponha explicitamente. É possível identificá-la analisando a relação da empresa com seu ambiente, seu comportamento, resposta e ajustamento ao contexto, sempre que necessário.
Para entender melhor o que é estratégia empresarial, vamos pensar na conjugação produto/mercado. As empresas devem especificar aquilo que oferecem para atingir seus objetivos e atender as demandas do meio em que pretendem operar. A partir disso, também se pode definir sua vantagem competitiva, ou seja, seu diferencial perante seus concorrentes, que delimitará de forma mais assertiva qual direção seguir rumo ao sucesso.
Agora que já sabe o que é estratégia empresarial, não deixe de comentar se você já identificou a sua e como isso tem contribuído para o desenvolvimento de sua empresa. Seus comentários e feedback são muito importantes para mim!
Quer mais sacadas de empreendedorismo como esta? Não deixe de se inscrever para receber nossa newsletter e obter mais conteúdo relevante que o ajudará a alavancar seu negócio!
Para o sucesso de uma empresa deve se usar todas as estratégias não esquecendo da competitividade do mercado