A Jornada do Consumidor é um termo amplamente debatido dentro do Marketing Digital. No entanto, é comum que nem todos tenham familiaridade com ele! Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe que hoje eu vou falar desse conceito usado por quem quer conhecer o lead e transformá-lo em um cliente.
Quando você começa a pensar em uma estratégia de vendas para atrair e captar novos clientes para o seu negócio, deve levar em consideração todo o trajeto que ele faz até chegar à sua marca. Este caminho é chamado de Jornada do Consumidor. Conhecê-la é fundamental para obter sucesso e aumentar as vendas.
É preciso ter em mente que o comportamento do consumidor mudou. Se antes ele assistia a uma propaganda na televisão e já ia até a loja para adquirir o produto, hoje existem diversas outras etapas que entram nesta dinâmica de compra. A jornada do consumidor ficou mais complexa, de forma que as empresas precisam se adequar para conquistar este cliente cada vez mais cedo.
Como funciona a jornada do consumidor?
Para entender a jornada do consumidor é preciso que você conheça, primeiro, o perfil das pessoas que adquirem os seus produtos e serviços. Essas são as suas buyer personas, ou seja, clientes em potencial, que possuem dores, objetivos e desejos que podem encontrar soluções nos serviços e produtos que você oferece.
Conhecê-las é fundamental para entender o caminho que elas percorrem até que decidam realizar a compra em sua loja virtual.
A jornada do consumidor possui algumas etapas que levam a diferentes ações. Estas fases se desenvolvem de maneira diferente entre um público-alvo e outro, de forma que o estímulo à ação deve ser personalizado. Conheça:
1. Descoberta
Todo processo de compra, seja de um produto ou serviço, começa com a constatação de um problema. Ele pode ser uma dor do seu consumidor, que precisa ser resolvida, ou então a movimentação em busca de um objetivo.
Vamos supor que o seu negócio ofereça um curso de reforço de matérias do ensino médio. Podemos pensar em duas dores para a sua persona: aumentar as notas no colégio e obter um bom desempenho no vestibular.
Na fase da descoberta ele pode estar tentando entender a sua própria necessidade. Ele pode ter ido mal em uma prova do colégio ou em um simulado. A sua pesquisa será por dicas de como melhorar o seu desempenho, como memorizar melhor o conteúdo ou ainda de como fazer bons resumos.
Ao produzir conteúdo sobre estes assuntos você atrai a atenção do consumidor, assim como o direciona para o seu funil de vendas.
2. Consideração
Nesta etapa o consumidor já sabe melhor qual é o seu problema e, na fase da descoberta, entendeu que existem possíveis soluções para a sua dor. O aluno que precisa de aulas de reforço já compreende porque o seu desempenho foi menor do que o esperado e está pensando em soluções. Contratar um professor particular? Fazer cursinho? Assistir aulas online?
É aqui que você começa a dirigir o consumidor para a venda, com conteúdos que mostrem as vantagens da sua solução, para que ele considere conhecê-la mais a fundo.
3. Decisão
A fase da decisão é a última antes da compra. O seu consumidor já conhece o problema que enfrenta, identificou a sua solução e já acredita que ela pode ser promissora para a resolução de sua dor.
Seu negócio tem como missão agora persuadir o consumidor acerca do momento e da escolha pela sua empresa para a solução de seu problema. É neste momento que você precisa colocar em prática os seus argumentos de vendas. Falar sobre preço, vantagens e benefícios que o seu consumidor obtém ao adquirir uma solução com a sua empresa.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para aprofundar ainda mais os seus conhecimento com o ebook que te ajudará a alavancar suas vendas (caso você já tenha um negócio) ou criar um negócio 100% online do ZERO.
Explicação bastante objetiva e esclarecedora, obrigada por compartilhar.
Caro Erico, muito bem colocado e explicado. Uma maneira rápida para testar a jornada do consumidor é através de um teste de concorrência onde consumidores anônimos mostram no que se baseiam para tomar decisões de compra. Uma ótima ferramenta para isso é o testaisso.com.br. Grande abraço!