O Que é Marketing e Quais São as suas Segmentações?

o que é marketing

O nosso papo de hoje vai falar sobre o que é marketing e quais são as suas segmentações. Pois muito se ouve falar sobre marketing, mas quase não ouvimos de fato a sua definição.

Algumas pessoas, inclusive, ainda confundem o marketing com a propaganda. Apesar da disseminação de ambos nos dias atuais, vale a pena conhecer cada uma das áreas para que um marketing eficiente seja desenvolvido. Confira agora mesmo!

Afinal de contas, o que é marketing?

O marketing possui diversas definições, e talvez seja esse o motivo de tanta “confusão”. Para facilitar o entendimento sobre o que é marketing, vou começar com a definição segundo o Dicionário Aurélio: “Processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores”.

Com essa informação, já é possível ter uma ideia sobre o que o marketing trata. Mas é claro que tudo mudou e, hoje em dia, o marketing recebeu não somente outras definições como também evoluiu e conquistou novos patamares.

O marketing manipula as atividades que serão aplicadas no desenvolvimento e venda de produtos ou serviços. Ou seja, é ele quem entende as necessidades de um determinado nicho de mercado, transfere essas necessidades para a produção e quando o produto/serviço está desenvolvido, ele vende para o cliente com diversos auxílios.

Em outras palavras, marketing é o planejamento estratégico que tem como objetivo principal unir compradores e vendedores para que as trocas sejam vantajosas para ambos.

Segmentações do marketing

Sabemos que o marketing é uma área que cresce cada vez mais e, por isso, é comum que ele seja estudado e reinventado sempre. A intenção principal é fazer com que ele evolua conforme as necessidades do negócio e é justamente por causa disso que as estratégias são divididas em segmentos.

O que é marketing - segmentações

A seguir, veja os principais segmentos do marketing e a importância de cada um deles para a empresa.

Marketing de Relacionamento

Provavelmente você já deve ter ouvido essa expressão alguma vez. O Marketing de Relacionamento é a estratégia que cria uma relação fiel entre o cliente e a empresa, fazendo o cliente se tornar um fã, a ponto de disseminar a marca para amigos, parentes, conhecidos etc.

Marketing Digital

Um dos mais conhecidos tipos de marketing, o Marketing Digital é, resumidamente, a promoção de produtos ou serviços por meio das mídias sociais. Ou seja, ele é a junção de atividades que uma empresa usa para atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver a autoridade da marca.

Inbound Marketing

Antigamente, era comum que o marketing da empresa fosse desenvolvido por pesquisas genéricas de público-alvo. Hoje em dia, o Marketing Digital tem praticamente essa mesma base, mas de uma forma muito mais profunda.

O que eu estou querendo dizer é que o Inbound Marketing capta clientes por meio do interesse real das pessoas. Portanto, ele identifica necessidades, dores e desejos para mostrar autoridade em solucionar todas essas questões. Nesse processo, podemos incluir o trabalho em mídias sociais, SEO e Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

E por falar nele, o Marketing de Conteúdo fica dentro do Inbound Marketing e é usado como uma ferramenta para atrair o público para ficar ainda mais perto da sua marca. Com ele, você oferece materiais informativos de qualidade que ajudam a solucionar o problema da persona.

Como eu disse lá no início dessa conversa, o marketing possui diversas definições e abrange diversas áreas. Eu elenquei somente as principais, mas ainda temos o Marketing Internacional, Marketing de Fidelização, Marketing Viral, Endomarketing, Marketing de Resposta e outros tipos que vão ficar para um próximo bate-papo. Combinado?

Gostou de saber um pouco mais sobre o que é marketing e as segmentações que ele abrange? Deixe a sua resposta nos comentários!

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