Como vender é um tema recorrente nas empresas, na área comercial e em treinamentos. Porém, na minha opinião, todo bom empreendedor também precisa saber onde vender. E, para isso, vale a pena saber o que é marketplace. Você já ouviu falar sobre esse conceito?
Neste artigo vou explicar o que ele significa, como funciona e, principalmente, como pode ser importante para aumentar as vendas e também para reduzir os custos do seu negócio. Confira!
Então, o que é marketplace?
Market, em inglês, significa “mercado”, e o termo place quer dizer “lugar”. Logo, juntando ambas as palavras, temos a formação de marketplace, que nada mais é do que um ambiente onde se comercializa produtos e serviços.
Devo dizer que, embora também possa significar um lugar físico, o termo marketplace é muito mais usado no digital. Para simplificar a explicação, podemos compará-lo a um shopping virtual, como o Mercado Livre, onde várias pessoas e marcas, de diversos lugares, vendem diferentes itens.
Como o marketplace funciona?
Dentro do universo digital, o marketplace é um site que pode ser segmentado, ou seja, destinado apenas a um ramo, como tecnologia, por exemplo, mas também pode ser amplo e funcionar realmente como um shopping, que tem espaço para diversas empresas e variados produtos ou serviços.
Quanto à parte prática, resumidamente, o marketplace funciona como qualquer outro e-commerce. Porém, ele é colaborativo, ou seja, é usado e mantido por diferentes empresas.
Como participar do marketplace?
Agora que já entende o que é marketplace, saiba que para participar é bem simples. Você só precisa escolher o shopping virtual que quer usar para comercializar os produtos da sua empresa, ver quais são os requisitos de adesão e se preparar para abrir uma conta.
Caso já tenha um e-commerce, o processo fica ainda mais simples. Você pode simplesmente conectar sua loja com o marketplace escolhido e ainda tem a opção de selecionar o que você quer vender em cada uma das plataformas. Não é interessante?
É claro que, para usar esse grande shopping virtual, será preciso pagar taxas administrativas e, em muitos casos, comissões por vendas, dentre outros custos. Mas, ainda assim, há muitos benefícios em recorrer a esse tipo de negócio.
Duas vantagens do marketplace para a sua empresa
Ao meu ver, o marketplace é extremamente vantajoso para médias e grandes empresas, mas principalmente para quem está começando a montar seu próprio negócio online. Veja o porquê:
Baixo custo
Ao entrar para um marketplace, sua empresa não tem os custos que teria com a criação de um e-commerce e com a estrutura de uma loja física, por exemplo. Além disso, ainda diminuirá os gastos com marketing, já que o próprio shopping virtual providencia isso para a plataforma como um todo.
Auto tráfego
Ao passo que o custo do marketplace é baixo, o tráfego de visitantes é consideravelmente alto. A maioria desses sites já é bem consolidada no mercado e atrai muitos visitantes, algo pode aumentar a visibilidade da sua marca e, consequentemente, elevar o número de vendas.
Gostou de saber o que é marketplace e as suas principais vantagens? Aqui no Ignição Digital você descobre muitas sacadas interessantes para fazer o seu negócio crescer. Continue navegando, assine a minha newsletter deixando seu e-mail no campo abaixo e mantenha-se bem informado!
Muito bom o conteúdo, gostaria de saber se o fórmula de lançamento funciona para um marketplace.