Você já se perguntou quais de seus potenciais clientes realmente são “quentes”? É difícil quantificar isso diante de tantas possibilidades, certo? Por isso, o melhor é compreender o funcionamento e o fluxo de suas prospecções e dividi-los em grupos. Um deles é chamado de MQL, e sacar bem qual é a real intenção desses leads é um grande passo para ter mais sucesso nas vendas.
Quer saber como? Leia este artigo!
O que é MQL e porque ele é tão importante?
Quando você capta um lead, existe um termo do marketing digital para falar especificamente dele: o MQL (Marketing Qualified Lead), ou seja, um lead qualificado.
Ele entra nessa classificação quando se interessa pela sua empresa, envia um formulário ou realiza o download de um e-book disponível em seu site, por exemplo. No entanto, tudo ainda está bem longe de tornar-se uma venda, afinal, ainda não existe nenhuma certeza para nenhum dos lados. Entenda-os como o “topo” do funil de conversão.
A grande vantagem de entender esse grupo, amigo empreendedor, é que você pode utilizá-lo para iniciar (ou testar) uma estratégia matadora de nutrição de leads. Aí sim você tentará levá-los à compra, mas só os que realmente tiverem potencial para isso.
A ideia é fazer com que seja possível separar totalmente quem poderá comprar o que você oferece de quem não tem total interesse em chegar à esta fase, pelo menos não nesse momento.
Para isso, você pode montar uma equipe de vendas, que fará o trabalho de recolher os dados necessários por telefone ou por outros meios. Um fluxo de ativação também pode ser uma boa ideia.
Passada essa etapa, se o MQL realmente for compatível com o perfil que a equipe imagina como um potencial cliente, ele já pode ser convertido para o próximo passo: o SQL.
SQL e a possível garantia da venda
Falamos do MQL, ok. Porém, como fazer a divisão para entender quem realmente tem chance de comprar seu produto? Esses, amigo, são os SQL ou Sales Qualified Leads, que basicamente são os leads que, já captados, entraram em sua estratégia de cabeça e estão prontinhos para aceitar suas sugestões e garantir sua venda.
Entendeu o seu objetivo principal? Fazer com que um MQL torne-se um SQL. O que falta para eles fecharem negócio? Uma oferta irrecusável, lógico!
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