Controlar processos é fundamental para o bom andamento e o sucesso de qualquer tipo de projeto. É preciso compreender esse tipo de conceito para entender o que é PDCA e aprender a aplicar em seus próprios. Em suma, ele nada mais é do que uma ferramenta de gestão de qualidade que busca resolver possíveis problemas existentes ou que venham a existir.
A sigla vem da expressão em inglês Plan, Do, Check, Act. É possível traduzir para a língua portuguesa como Planejar, Fazer, Verificar, Agir. Sua representação, porém, é realizada visualmente, por meio de um quadrante ou círculo. O conceito foi desenvolvido nos anos 1920, mas passou a fazer sucesso dentro de organizações apenas por volta dos anos 1950, nos Estados Unidos.
Explicando o que é PDCA
É hora de saber o que é PDCA de maneira mais completa. Entender como um problema surge dentro de uma empresa é a melhor maneira de prevenir suas causas e consequências. A ideia central desta ferramenta de gestão é promover uma melhoria de maneira contínua por meio de quatro etapas diferentes.
P (plan, planejar)
A primeira fase é essencial para o sucesso da ferramenta como um todo, pois é neste momento que são definidos os processo da empresa e também onde definimos qual é o problema que será resolvido por meio do PDCA.
Depois de identificar o problema é preciso estabelecer metas para sua resolução e a razão pela qual você fará isso. É preciso definir, também, alguns indicadores de desempenho para auxiliar na hora da visualização geral da solução encontrada e um plano de ação certeiro.
D (do, fazer)
Aqui é a hora de executar todas as ações pensadas no passo anterior para resolver o problema identificado. Se notar que não é possível executar o que foi planejado, volte ao passo anterior e faça um brainstorm para o desenvolvimento de novas ideias.
Lembre-se de manter-se sempre alinhado com os objetivos definidos.
C (check, verificar)
A fase de verificação deve ocorrer, na verdade, de maneira conjunta com a implementação do plano de ação. É preciso mensurar e analisar todos os resultados obtidos para saber se eles estão de acordo com aquilo que era esperado no início do projeto. É aqui que você utilizará os indicadores de desempenho que definiu juntamente com o plano de ações.
A (act, agir)
Agora você já compreende o que é PDCA! Depois de atingir todas as metas e estar dentro dos indicadores de desempenho que foram definidos lá atrás, é hora de realizar uma análise de toda a ferramenta e identificar possíveis falhas ou melhorias. Neste ponto seus objetivos já devem ter sido atingidos e você deve ter conseguido resolver os problemas desejados.
É hora de começar de novo de maneira ainda mais otimizada!
Gostou de saber o que é PDCA? Leia mais sobre ferramentas de gestão na Ignição Digital!