Muitas pessoas não entendem direito o que é pesquisa mercadológica porque confundem esse conceito ao de pesquisa de mercado. Enquanto a segunda é uma simples consulta ao público-alvo, a primeira pode ajudar você a entender o mercado, o produto e quais estratégias de vendas aplicar.
Neste artigo, você entenderá melhor:
- • o que é pesquisa mercadológica?;
- • para que serve a pesquisa mercadológica?;
- • como implementar a pesquisa?
O que é pesquisa mercadológica?
Entender o que é pesquisa mercadológica é bastante simples, já que grande parte das empresas a utilizam quando começam as atividades.
Basicamente, ela consiste em uma ferramenta capaz de dar uma visão geral sobre o setor em que se pretende atuar. A pesquisa mercadológica pode ser usada em diversos momentos, como antes e após o lançamento de um produto ou quando desejar saber o que os concorrentes estão fazendo.
Todas as empresas bem-sucedidas realizam esses estudos com frequência. Afinal, sem ele, não é possível identificar se a estratégia está no caminho certo ou não.
Para que serve a pesquisa mercadológica?
O principal objetivo de qualquer pesquisa mercadológica é criar bases fundamentadas para que os gestores possam tomar decisões de maneira estratégica. Isso é possível pois, com os dados obtidos através da análise mercadológica, o empreendedor tem mais segurança para interpretar o cenário que engloba o negócio.
Com essas informações, o empreendedor possui um respaldo maior na hora de decidir qual caminho seguir e quais atitudes tomar.
Um erro muito comum dos empreendedores é acreditar que a pesquisa mercadológica irá trazer todas as diretrizes que devem ser seguidas como se fossem tiradas de uma bola de cristal.
O oposto também é verdadeiro, muitos deixam de consultar o mercado por acreditar que a pesquisa não trará nenhum elemento novo. Essas duas posturas refletem os erros de uma pesquisa mal elaborada ou de uma visão míope do empreendedor sobre o mercado.
Como implementar a pesquisa?
Quando a pesquisa é bem feita, ela mostra ao empreendedor um raio-X daquele determinado momento do mercado e as prováveis tendências futuras. O empreendedor precisa levar em conta que nenhum resultado é absoluto. Por isso, ele deve tomar as decisões mais adequadas para o seu negócio, sem, contudo, acreditar no caminho apontado pela pesquisa como um destino único.
Quando o empreendedor tem em mente um problema a resolver, ele pode encontrar na pesquisa mercadológica um instrumento muito útil. Ela funciona através de etapas como definição do problema, planejamento, análise e resultado.
Defina o problema a ser estudado
Ao pensar no briefing para a pesquisa é preciso demonstrar claramente qual é o problema que o empreendedor deseja ver resolvido. Ele deve pensar nas questões-chave que o levam a realizar a pesquisa e quais objetivos deseja conquistar através dela.
Planeje a pesquisa mercadológica
Uma vez definido qual é o problema a ser pesquisado, chega o momento de criar um plano de ação para executar a pesquisa mercadológica. É preciso definir:
– fontes consultadas;
– a metodologia para consultar o mercado;
– os perfis que farão parte da amostra de pessoas que participarão da pesquisa;
– o cronograma para essas ações.
Colete e analise de dados
Com a pesquisa planejada, é a vez de ir a campo e coletar os dados necessários. Eles podem ser tanto os dados de uma entrevista com uma amostra do seu público-alvo, como uma análise dos concorrentes e fornecedores.
Passado este momento, os dados descobertos serão analisados pela equipe de marketing. Essa equipe fará a interpretação dos dados e dos resultados obtidos.
Conclusão
A pesquisa mercadológica é uma ferramenta essencial para os empreendedores em diversas situações, como o lançamento de um produto. Ela permite entender o que o mercado tem feito e até sugerir estratégias para a área de vendas.
Agora que você já sabe o que é pesquisa mercadológica, basta aplicá-la ao seu negócio. Quer saber mais sobre empreendedorismo e marketing? Veja outros conteúdos da Ignição Digital!
Erico Rocha é o autor deste artigo?
Estou citando o artigo mas da forma como esta apresentado, não sei se ele é o autor ou se a equipe do site.
Agradeço
Gostei das dicas. Práticas e realistas. Na minha opinião, formam uma boa base para um aprofundamento de estudo mercadológico. Parabéns!
Onde e quando este artigo foi publicado?