Um empreendedor de sucesso deve conhecer os principais conceitos do mundo corporativo, por isso sempre procuro trazer aqui o máximo de informação que puder. Vou explicar neste post o que é planejamento estratégico. Você já ouviu falar sobre isso?
Muito comum no âmbito da gestão de empresas, planejamento estratégico não é nada mais do que o ato de fazer planos de forma estratégica. Trata-se de uma ferramenta que auxilia o empreendedor a definir e alcançar os seus objetivos em um prazo longo de alcance (médio ou longo), embora também possa ser útil em curtos períodos. Por esse motivo, é fundamental para o estabelecimento e evolução de qualquer empreendimento, principalmente no cenário imprevisível como o atual.
Empresários que se valem de um planejamento estratégico conseguem utilizar melhor e de maneira mais eficaz os recursos disponíveis. Além do melhor controle sobre as operações, essa ferramenta oferece como vantagem o aumento da produtividade.
O planejamento estratégico pode ser implantado em qualquer área da empresa. Por exemplo, na financeira, permite fazer uma previsão precisa das receitas e despesas, o que ajuda a estabelecer orçamento necessário para longo prazo e manutenção do funcionamento organizacional.
Depois de saber o que é planejamento estratégico, bora utilizá-lo?
Agora que você já sabe o que é planejamento estratégico quero saber: você utiliza essa ferramenta em sua empresa? Na verdade, você se dedicou a essa tarefa de forma inconsciente assim que começou a investir no seu negócio. Aonde você quer chegar e como pretende fazer isso? Organizar todas essas ideias contribui para conduzir seu negócio de forma mais assertiva.
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que permite desenvolver o conjunto de tarefas de maneira disciplinada e organizada para que você a eleve a outro nível. Com ele, você identifica com mais facilidade as oportunidades externas e internas (favoráveis ou não) para que possa chegar ao estado desejado.
Se você conta com lideranças em sua empresa, recomendo reuni-las para que compartilhem as suas ideias e deixem o documento ainda mais rico.
Para fazer isso, você deve responder as seguintes perguntas: onde estou? Para onde quero ir? Como chegar lá? A partir dessa reflexão, poderá:
• Definir o culture code (missão, visão e valores), fundamental para guiar o comportamento de todos os membros de sua empresa, bem como dela mesmo perante a sociedade;
• Analisar o ambiente externo, considerando as oportunidades e ameaças para sua empresa;
• Analisar o ambiente interno, ou seja, as forças e fraquezas de sua empresa;
• Definir com mais assertividade aonde deseja chegar.
Todos esses tópicos são fundamentais porque determinam a essência do seu negócio perante o mercado. Por meio deles, você pode conhecer melhor a sua empresa e o papel na sociedade. Somente quando tiver definido todos eles que será possível colocar em prática o planejamento estratégico.
Depois de analisar o cenário interno e externo, é momento de definir os seus objetivos (onde deseja chegar) e metas (quando e como chegar). Ao mesmo tempo, também é importante identificar quais recursos serão necessários para cada etapa. Com isso, você será capaz de elaborar um programa de ações que guiará todos os seus passos. Quando finalizado, precisa ser constantemente monitorado!
Entendeu o que é planejamento estratégico? Espero que sim! Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que terei enorme prazer em ajudá-lo. Para receber mais sacadas que ajudarão a alavancar o seu negócio, convido-o a assinar a nossa newsletter!