Você já se perguntou o que é PPR? Essa sigla se refere ao Programa de Participação nos Resultados, e é uma forma de remuneração que permite incentivar a produtividade da equipe.
Outra vantagem desse tipo de programa é estabelecer uma parceria entre os colaboradores e a empresa. Entenda melhor como isso funciona!
Saiba o que é PPR na prática
É bastante simples entender o que é PPR na prática. Essa forma de pagamento é realizada quando a equipe atinge uma meta pré-estabelecida.
Como se percebe, a remuneração variável não está atrelada necessariamente ao crescimento da empresa. Claro que o aumento da produtividade beneficia a organização. Porém, mesmo que não haja um lucro maior, é possível premiar a equipe ao adotar o PPR.
O PPR é regulamentado pela Lei 10.101/2000, mas isso não significa que todos os negócios tenham que adotá-lo. A legislação determina que as empresas são livres para decidir se querem ou não implementar o programa.
Caso a instituição seja a favor do Programa de Participação nos Resultados, o empreendedor deverá negociar esse tipo de pagamento por meio de acordos e negociações coletivas com seus colaboradores. É importante que todos saibam as metas a serem atingidas, por exemplo, para que tenham a chance de receber o acréscimo.
Regras para o PPR
Por ser regulamentado por uma lei, o PPR possui algumas regras e características que devem ser respeitadas.
A primeira delas é que não há incidência de encargos para o empregador. No caso do empregado, há uma tributação sobre o valor do benefício.
Outro aspecto importante é que não pode haver diferenciação entre os colaboradores. A adoção do programa só pode ser feita se incluir todos os profissionais, independentemente de cargo, salário ou qualquer outra diferença.
O PPR só pode ser pago no máximo duas vezes ao ano, com intervalo mínimo de três meses. Caso a empresa não respeite isso, a verba poderá ser considerada de natureza salarial, o que irá acarretar em incidência de impostos.
Como implementar o Programa de Participação nos Resultados
Agora que você já sabe o que é PPR, é importante que entenda como implementar ele na sua organização. O primeiro passo consiste em criar uma comissão paritária, incluindo o mesmo número de representantes por parte dos empregados e dos empregadores.
A comissão tem como objetivo garantir que os interesses das duas partes sejam atendidos. Se por um lado os empreendedores desejam mais produtividade, as metas precisam ser atingíveis para que a equipe se sinta engajada.
Nesse momento, é necessário ainda definir alguns indicadores para acompanhar o comprometimento e resultados do time. Confira os principais:
- – setor: cada equipe pode ter uma meta específica a ser atingida. No time comercial, por exemplo, o indicador está no número de vendas;
- – produtividade: além de atingir determinadas metas, a empresa pode observar como as equipes utilizam o tempo disponível. Isso pode ser feito por meio de plataformas específicas;
- – absenteísmo: vale a pena ainda estabelecer um índice para que os profissionais faltem menos ao trabalho.
Vantagens do PPR
Quando a equipe é motivada e sabe que pode ser beneficiada, ela produz mais. Por essa razão, o PPR é uma forma de as empresas trazerem os colaboradores para o jogo, fazendo com que o trabalho melhore.
O clima organizacional também tende a se tornar mais agradável, pois o time saberá que tem um propósito maior para fazer as tarefas. Sem contar que o turnover diminui, uma vez que os profissionais se sentem recompensados pelos esforços realizados.
Vale lembrar que, por não ter natureza salarial, esse tipo de benefício é menos custoso para a empresa. Assim, ela consegue retribuir os funcionários, ao mesmo tempo em que economiza.
PPR ou PRL?
Muitas vezes, as pessoas que não sabem o que é PPR podem confundir com outra sigla parecida, o PLR. Porém, os dois termos se referem a benefícios distintos.
Enquanto o PPR está associado aos resultados, o PLR (Participação nos Lucros e Resultados) só é distribuído quando a empresa obtém lucros. Na prática, as vantagens das bonificações é igual.
Porém, para os colaboradores, talvez seja mais fácil receber a PPR do que a PLR. Afinal, o lucro não depende apenas do trabalho da equipe, mas também de fatores externos, como a concorrência.
Conclusão
Como você viu, o Programa de Participação nos Resultados é uma forma de remuneração paga para as equipes quando elas atingem um determinado resultado.
Assim como a PLR, esse benefício ajuda a incentivar a produtividade e, ainda, aumenta a confiança dos profissionais da empresa.
Então, se você deseja que os seus colaboradores sejam mais engajados, pense em estratégias como essa!
Quer saber mais sobre empreendedorismo e técnicas para melhorar a sua empresa? Continue na Ignição Digital!