Se você já tem sua empresa ou busca inspiração para se inserir no mercado, sabe que existem muitos termos para tirar sua ideia do papel no Brasil, não é mesmo?
Um dos termos que mais gera dúvida é a razão social. Ela é amplamente confundida com o nome fantasia, que é aquele que vemos em fachadas de lojas e empresas. Por isso, vamos falar mais sobre o que é razão social e os cuidados que devemos tomar quando estamos abrindo uma micro ou pequena empresa.
Entenda o que é razão social
Para simplificar, a razão social é o modo como a sua empresa será conhecida na esfera jurídica e administrativa. Isso significa que na hora de registrar a companhia no Cartório não poderá haver nenhuma outra empresa com o mesmo nome que a sua.
Também chamado de Nome Comercial ou Denominação Social, é ela quem estará nos contratos firmado por você. Além disso, será usada na conta junto aos bancos, documentos legais e escritura. No entanto, ela não é necessariamente o nome pelo qual sua empresa é conhecida, o Nome Fantasia.
Se fosse fazer uma analogia, diria que é exatamente como o nosso nome completo, só que sem possibilidade de homônimos. Por isso, é comum que muitos sobrenomes de sócios ou até mesmo o nome da empresa com a área de atuação sejam utilizados na hora de criar essas denominações. É por isso que muitos clientes não conhecem sua razão social e nem sabem que ela pode ser diferente de seu Nome Fantasia
Cheque a razão social antes
Antes mesmo de cadastrar a razão social, cheque se já existe um nome similar ao que imaginou. Se houver, você será impossibilitado de utilizar o mesmo nome.
Mas porque não posso usar o mesmo nome, Erico? Ter um nome único te ajudará a evitar fraudes e também a ser confundido por outra empresa que esteja devendo ou que tenha falido. Ou seja, é a garantia de que apenas o seu nome será capaz de te identificar perante a justiça, os fornecedores e colaboradores e as instituições.
Como escolher a razão social
Pense antes no setor de atuação e no nome fantasia. Apesar de não serem iguais, quando a razão social tem ligação com o nome fantasia fica mais fácil o consumidor identificar sua empresa em faturas de cartão de crédito, por exemplo. O que vai ajudar na relação entre empresa e marca.
Tenha também várias opções, já que como dissemos antes, ela não pode ser igual a nenhuma já existente. Depois disso, basta saber como definir missão e valores de sua empresa para dar início a essa jornada.
Gostou de saber o que é razão social? Então continue no blog e leia outros conteúdos que te ajudarão a fazer sua empresa crescer rapidamente.
Você citou “nome comercial” o termo melhor utilizado hoje pela Junta Comercial é “nome empresarial”