Provavelmente você já deve ter ouvido a expressão remarketing em alguma conversa sobre Marketing Digital. Aliás, além de conversas sobre o assunto, você provavelmente já foi “vítima” disso. Quer ver? Por acaso, você já acessou um site para olhar o preço de algum aparelho de celular e mesmo fechando o site, viu anúncios sobre esse mesmo celular várias vezes? Então, isso não é coincidência, é remarketing! Mas, calma! Eu vou explicar melhor o que é remarketing abaixo.
Afinal, o que é remarketing?
Antes de entrar no conceito sobre o que é remarketing, vale a pena esclarecer que “remarketing” e “retargeting” são a mesma coisa. A única diferença é que a primeira opção é a forma como Google nomeia a sua própria ferramenta de retargeting.
Vamos ao conceito: a palavra é de origem inglesa e vem do termo “target” que significa “alvo”. Isto é, o retargeting tem o objetivo de impactar um grande número de pessoas por meio de anúncios que o usuário acessou em sua primeira busca sobre o tema, como o exemplo do telefone celular.
Então fica claro que o objetivo principal do remarketing é aumentar a conversão, ou seja, realizar mais e mais vendas. Já que quando falamos em e-commerces, a conversão não costuma ocorrer na primeira visita ao site, o usuário tende a visitar outras lojas virtuais, pesquisar mais sobre o produto, etc. O remarketing surge como uma espécie de “lembrete” ao usuário.
Como o remarketing pode afetar a taxa de conversão?
Muitos e-commerces sofrem com carrinhos abandonados pelos clientes. Isso é sinal de que ele ainda está em dúvida sobre a compra. Suponhamos que você é o usuário agora, demonstrou interesse pelo telefone celular, colocou no carrinho mas, por acaso, decidiu pensar melhor sobre a compra e abandonou o carrinho. Com o remarketing, você será “bombardeado” com a exposição do produto em diversas outras páginas que acessar. Ou seja, o resultado, muitas vezes, será o seu retorno ao site para finalizar a compra.
Para montar uma campanha de remarketing, é necessário tomar alguns cuidados, como focar em públicos que sejam relevantes para serem impactados pelo remarketing, fazer anúncios específicos para cada tipo de público e por último, mas não menos importante, ter muito cuidado com o excesso de exibição, já que isso pode cansar o usuário. O recomendado é de até 10 visualizações por pessoa. Combinado?
Agora que você já sabe o que é remarketing, que tal implementá-lo em sua próxima campanha? Diga o que achou sobre este artigo nos comentários!