Vou começar indo direto ao ponto, para você começar o texto já sabendo o que é sitemap.
Sabe quando você chega em um shopping ou parque de diversões e dá de cara com um mapa que diz “você está aqui”, com uma marcação do local em que você está e indicações de todos os outros lugares que você pode visitar lá dentro? O sitemap é exatamente como esse mapa.
Para ficar ainda mais claro: o sitemap funciona como um guia para os robôs dos sites de busca navegarem pelo seu site e encontrarem com facilidade todas as subdivisões (páginas, categorias, seções) dele.
Ele é basicamente uma lista de todas as páginas (URLs) do site, o que permite que o robô navegue de forma mais fluida por ele, aumentando a facilidade para encontrar todo o conteúdo disponível. A principal função do sitemap é ajudar na indexação das páginas do site nos buscadores.
Sitemap.HTML x Sitemap.XML x Sitemap.XML.GZ
O sitemap pode também servir como uma forma de guia para o usuário do site. Porém, como o usuário não lê da mesma forma as informações do site, existem dois tipos de sitemap: o .HTML e o .XML.
O sitemap.html é voltado para o usuário que deseja entender a estrutura do site. Esse tipo de sitemap já não tem sido tão usado e está sendo substituído pelo campo de busca, uma alternativa rápida e fácil para que o usuário encontre as informações que deseja no site.
Sitemap.xml é um arquivo escrito de acordo com padrões e códigos específicos para guiar robôs de busca dentro de um site, facilitando a compreensão da estrutura do site, a navegação pelas páginas e a indexação delas pelos sites de busca.
Já sitemap.xml.gz é a versão compacta, ou seja, menor, do sitemap.xml. É recomendado usar ele, pois, por ser menor, facilita ainda mais o trabalho do robô, agilizando o carregamento e o tempo de resposta das páginas.
Quando usar sitemap?
Só saber o que é sitemap e ter um não resolve todos os seus problemas, é importante também construir uma boa arquitetura de links internos – e é bom observar aqui que o recomendado é ter ambos, pois um não substitui o outro.
O uso do sitemap é recomendado sempre, mas existem alguns sites para os quais o uso dele é mais indicado. De acordo com o próprio Google, estes são os casos:
- site muito grande: Nesse caso, os robôs de busca podem acabar ignorando páginas novas ou atualizadas recentemente;
- site com grande arquivo de páginas de conteúdo isoladas ou que não estão bem vinculadas entre si: os robôs podem acabar ignorando páginas do site que não fazem referência umas às outras;
- site novo e/ou com poucos links externos: Os robôs de busca percorrem a Web seguindo links entre sites, por isso, caso o seu link building (ainda) seja fraco, o sitemap pode ser bastante útil;
- site que usa conteúdo rich media, é exibido no Google Notícias ou usa anotações compatíveis com outros Sitemaps: aqui o robô de busca pode extrair informações adicionais dos sitemaps.
É possível afirmar ainda que, mesmo que indiretamente, o sitemap.xml ajuda a aumentar as visitas do site. É apenas lógico: quanto mais páginas indexadas mais fácil as pessoas chegam ao seu site pelos buscadores.
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