Já parou para pensar no quanto você tem investido no estoque atual da sua empresa? Mesmo que seja pequeno, ele representa dinheiro e, portanto, merece uma grande porcentagem da sua atenção e planejamento, algo que pode facilmente ser conquistado por quem já sabe o que é SKU.
Sendo ou não este o seu caso, o convido para aprofundar seu conhecimento sobre o assunto e transformar, para melhor, a logística utilizada em seu negócio. Vamos lá?
Qual o significado do termo?
Antes de explicar sua função, preciso esclarecer o que é SKU, pois, na verdade, se trata de uma sigla inglesa que, assim como diversas outras, passou a ser usada frequentemente entre os empreendedores brasileiros.
Em inglês ela significa Stock Keeping Unit. Já na nossa língua, quer dizer Unidade de Manutenção de Estoque, que já esclarece um pouco o seu significado.
O que é SKU na prática?
Para facilitar a compreensão, sempre digo que o SKU é como um nome dado a produtos iguais. Na prática, ele é um número único de identificação, que é criado para cada item comercializado pela empresa.
Essa combinação numérica é gerada com base nas características dos produtos, com a marca, a cor, o material e o tamanho, podendo conter letras e números. Assim, se você vende uma calça jeans, uma de sarja e outra de veludo, terá três SKUs distintos. E se cada uma dessas calças tiverem cinco númerações, ao total você terá 15 SKUs, pois ele considera todas as diferenças.
Qual a função dessa identificação?
Agora que já sabe o que é SKU, posso mencionar a relevância dessa numeração para o setor de logística da sua empresa e, consequentemente, para o seu negócio como um todo.
Como já deve ter notado, a principal função do SKU é facilitar a organização, o controle do estoque e de tudo que é vendido. Mas ele também favorece a verificação das entregas e das trocas realizadas.
O que muda com o uso do SKU?
Com esse tipo de identificação é possível colocar ordem tanto no estoque quanto na logística dos seus produtos, diminuindo a entrega de itens errados e melhorando o trabalho dos funcionários de diversas equipes, desde os vendedores aos atendentes e entregadores.
Além disso, diferentemente do código de barras, o SKU agiliza consideravelmente a localização visual de produtos em grandes estoques, pois não é necessário descrevê-los, basta procurar o código, que pode ter seu lugar específico no local de armazenamento.
Por fim, devo frisar que essa gestão mais organizada que o SKU proporciona só favorece a imagem da empresa perante os consumidores, especialmente dos e-commerce.
Agora que sabe o que é SKU e entende a sua importância, assine a minha newsletter, ao final desta página, e receba sempre conteúdo importantes para a gestão e produtividade da sua empresa.