Já ouviu falar do SLA? Ele é um documento bem detalhado que faz a definição da relação entre quem fornece os serviços e o cliente — com uma empresa, além de definir os padrões de certo grau de serviço.
Ele é um documento bem complexo, mas, em outras palavras, é um contrato que, assim como todos os outros, é uma forma de garantia para ambas as partes (contratante e contratado). De modo a especificar os direitos e os deveres dos dois, além de otimizar a comunicação.
Se você tem dúvidas em como utilizar esse processo na sua empresa, veja o passo a passo que preparei!
Entenda o que é um SLA?
Um bom modelo SLA deve ter, como principais objetivos, identificar e elaborar as necessidades do solicitador, reduzir as áreas que contêm conflitos e simplificar a compreensão do serviço prestado. Além de ser utilizado para definição de: segurança; desempenho; conformidade legal; relatórios; controle do gerenciamento de problemas.
Para elaborar um relatório de SLA entre o solicitador e o executor, é necessário, antes, desenvolver a sua definição prévia. Sendo que a fase de elaboração do documento não é nada fácil ou óbvia.
A primeira parte é voltada para o fechamento do negócio em si. Para saber se o fornecedor de serviços e o cliente entram em um acordo quanto às necessidades de ambas as partes.
Vantagens do SLA
São várias as vantagens para ambas as partes. Contratante e contratado, ao adotar um acordo de nível de serviço para gerir o relacionamento entre os dois. Podemos citar como principais:
Melhora o serviço oferecido
A adoção de SLAs pode ajudar a criar uma espécie de padronização de serviços, o que garante, assim, uma maior qualidade. Afinal, o fornecedor sabe o que seu cliente espera e pode entregar algo que o satisfaça sempre.
Da mesma forma, o contratante pode realizar um controle de qualidade sobre os serviços prestados. Sendo que qualquer coisa que não esteja correndo conforme o combinado pode gerar algum tipo de sanção.
Fideliza a clientela
Uma das maiores dificuldades de empresas que buscam por um outsourcing de TI, hoje, é encontrar um fornecedor comprometido com as suas demandas e que possa cumprir com o contrato.
Um SLA bem redigido e que é cumprido à risca atrai e fideliza clientes, que se sentem seguros em entregar partes de suas atividades para o fornecedor com a certeza de que tudo será bem administrado.
Gostou da dica? Agora que você já sabe como usar o SLA na sua empresa, fique ligado em todos os conteúdos da Ignição Digital!