O que é SLA e Como Implantá-lo na Sua Empresa

o que é sla

Já ouviu falar do SLA? Ele é um documento bem detalhado que faz a definição da relação entre quem fornece os serviços e o cliente — com uma empresa, além de definir os padrões de certo grau de serviço.

Ele é um documento bem complexo, mas, em outras palavras, é um contrato que, assim como todos os outros, é uma forma de garantia para ambas as partes (contratante e contratado). De modo a especificar os direitos e os deveres dos dois, além de otimizar a comunicação.

Se você tem dúvidas em como utilizar esse processo na sua empresa, veja o passo a passo que preparei!

Entenda o que é um SLA?

Um bom modelo SLA deve ter, como principais objetivos, identificar e elaborar as necessidades do solicitador, reduzir as áreas que contêm conflitos e simplificar a compreensão do serviço prestado. Além de ser utilizado para definição de: segurança; desempenho; conformidade legal; relatórios; controle do gerenciamento de problemas.

Para elaborar um relatório de SLA entre o solicitador e o executor, é necessário, antes, desenvolver a sua definição prévia. Sendo que a fase de elaboração do documento não é nada fácil ou óbvia.

A primeira parte é voltada para o fechamento do negócio em si. Para saber se o fornecedor de serviços e o cliente entram em um acordo quanto às necessidades de ambas as partes.

Vantagens do SLA

São várias as vantagens para ambas as partes. Contratante e contratado, ao adotar um acordo de nível de serviço para gerir o relacionamento entre os dois. Podemos citar como principais:

Melhora o serviço oferecido

A adoção de SLAs pode ajudar a criar uma espécie de padronização de serviços, o que garante, assim, uma maior qualidade. Afinal, o fornecedor sabe o que seu cliente espera e pode entregar algo que o satisfaça sempre.

Da mesma forma, o contratante pode realizar um controle de qualidade sobre os serviços prestados. Sendo que qualquer coisa que não esteja correndo conforme o combinado pode gerar algum tipo de sanção.

Fideliza a clientela

Uma das maiores dificuldades de empresas que buscam por um outsourcing de TI, hoje, é encontrar um fornecedor comprometido com as suas demandas e que possa cumprir com o contrato.

Um SLA bem redigido e que é cumprido à risca atrai e fideliza clientes, que se sentem seguros em entregar partes de suas atividades para o fornecedor com a certeza de que tudo será bem administrado.

Gostou da dica? Agora que você já sabe como usar o SLA na sua empresa, fique ligado em todos os conteúdos da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *