Uma das razões para o marketing digital ser tão efetivo e ajudar no crescimento de tantas empresas se deve ao grande potencial de alcance de público. E sabe como pode alcançar e converter cada vez mais pessoas? Produzindo conteúdo relevante e publicando no seu blog. Mas você sabe o que é um blog? E, mais ainda, como usá-lo de maneira efetiva?
Se a resposta para qualquer uma das perguntas anteriores for negativa, sem problemas. É exatamente sobre esse assunto que vou falar neste texto. Então, se quiser conhecer estratégias matadoras para usar o blog na sua estratégia digital, leia até o final!
Afinal, o que é um blog?
Blog ou blogue (contração do termo inglês “web log”, que significa “diário na internet”) é um site com estrutura simples que permite registros cronológicos em forma de posts ou artigos.
Ou seja, é uma importante forma de comunicação com pessoas de diversos lugares para compartilhar conhecimento, experiência, enfim, conteúdos sobre tudo o que você gostaria que as pessoas conhecessem.
Hoje em dia, existem blogs de diversos segmentos. Muitas empresas e empreendedores utilizam esse meio para divulgar sua marca. Inclusive eu, que, como você bem sabe, uso o Ignição Digital para compartilhar sacadas, estratégias e muito mais.
O que é preciso para ter um blog?
Como eu disse anteriormente, se você tem um conhecimento ou informação que vai gerar valor para outra pessoa, já pode ter um blog. O primeiro passo para criar um blog de sucesso é escolher a plataforma ideal para que ela alcance um bom resultado. Uma das mais comuns e conhecidas no mundo inteiro é o WordPress, que é fácil de usar e possui diversos recursos.
Depois, basta adequá-lo às técnicas de SEO e começar o seu planejamento de conteúdos para alcançar o seu público-alvo. Isso mesmo, não é só começar a postar. Além de saber o que é um blog, você tem que entender como encaixá-lo na sua estratégia digital.
Como o blog pode ajudar na estratégia digital?
O marketing digital pode apresentar várias estratégias diferentes, como o marketing de conteúdo, que visa atrair consumidores por meio de conteúdos relevantes e de qualidade. E, como você já adivinhou, esses textos vão, em sua maioria, ser publicados em um blog.
Ou seja, o seu blog dirá muito sobre o que a sua empresa é ou oferece ao público. Por exemplo, se você é palestrante, gerar conteúdos rasos poderá mostrar que o seu nível de conhecimento e domínio do assunto também é superficial. Essa é a vitrine da sua marca, por isso não poupe em caprichar em conteúdos de qualidade e que sejam também atrativos.
Além disso, esse canal carrega também o poder de fazer seus prospects avançarem no funil de vendas, levando até mesmo a mais vendas e lucro. Isso quer dizer que mesmo aquelas pessoas que não estão preparadas para a compra ou contratação de serviço da sua empresa verão credibilidade nos conteúdos.
Isso gera o que chamamos de reputação e faz com que essa e outras pessoas procurem a sua empresa quando estiverem preparadas para efetuar a compra. Para que isso aconteça de forma efetiva, é preciso traçar a estratégia de conteúdo.
Agora que você sabe o que é um blog e como ele pode te ajudar a alcançar melhores resultados, que tal aprofundar ainda mais o conhecimento? Leia também meus textos sobre os motivos para ter um blog corporativo, como criar bons títulos e como aumentar a visualização do blog com estratégias de SEO.
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Olá!
A minha empresa já possui um site e pensei em ter um blog também.
O objetivo do blog seria estabelecer um canal mais estreito para o cliente se expressar e deixar no site apenas divulgações mais institucionais, de produtos, etc.
Já obtive opiniões favoráveis e desfavoráveis. As desfavoráveis mencionam, principalmente, que o blog seria um elemento que dividiria o meu público, ao invés de mantê-lo direcionado no site. Já as opiniões favoráveis, mencionam que ao invés de ser um elemento de divisão, pelo contrário, ajudaria na divulgação do site e seria uma importante ferramenta para conhecer mais de perto o perfil dos clientes. Além disso, no futuro, o blog poderia ser uma fonte de receita que auxiliaria a reverter mais recursos para ampliar os investimentos em marketing.
Gostaria de saber a opinião de vocês, Devo ou não ter os dois canais (site + blog)?
Desde já, o meu muito obrigado e parabéns pela revolução que vocês estão fazendo no empreendedorismo brasileiro.
Abraço,
Ewerson
Sim
As duas plataformas se completam, sendo que o site seria uma base institucional e o blog um complemento de conteúdo, onde sua empresa geraria valor para a audiência.