Alguns termos devem fazer parte do vocabulários de empreendedores de sucesso. Por isso, hoje eu vou explicar o que é um freelancer e o que é preciso saber antes de contratá-lo.
Vamos ao assunto: o que é um freelancer?
Em muitas situações, contar com a ajuda de um freelancer contribui para diminuir os custos relacionados à contratação de serviços. Com o mercado cada vez mais complexo, todo empresário, certamente, deverá exercer atividades complementares que estejam além de sua expertise. Ao invés de criar um departamento somente para satisfazer essa demanda, que muitas vezes pode ser temporária, procurar autônomos que a executem pesa bem menos no bolso e garante resultados rápidos e com mais qualidade.
Mas, afinal, o que é um freelancer? Este é um profissional que trabalha por conta própria e pode ser classificado em dois tipos: 1) pessoas que querem ganhar uma renda extra em seu tempo livre; 2) especialistas autônomos que optaram por investir em um negócio próprio, com estrutura organizada e marca reconhecida no mercado.
Existem freelancers atuando nas mais diversas áreas, principalmente naquelas que estão em alta no momento: tecnologia e comunicação. Em plena era digital, qualquer empresa precisa investir, por exemplo, em marketing digital. Para isso, pode-se contratar profissionais autônomos em áreas fundamentais na criação de estratégias assertivas, como conteúdo Web, SEO, design e criação, fotografia e audiovisual, publicidade, entre outros.
Vale a pena “freelelizar” suas demandas?
Sim! Contratar um freelancer é uma forma de colocar seus projetos em prática sem se comprometer com altas despesas. Mas por que esse tipo de serviço sai mais em conta? Acontece que esses profissionais, em geral, trabalham em casa e não têm custos com funcionários ou espaço, obrigações fiscais fixas, prestações mensais, entre outras. Isso reflete no menor custo dos projetos.
Ao contratar um freela, você pode reduzir seus custos e, como consequência, aumentar seus lucros. Isso significa maior controle dos seus recursos. Em geral, esses profissionais podem ser encontrados fora do período comercial, trabalham com menores prazos, são mais flexíveis e proporcionam atendimento diferenciado. De quebra, você ainda tem a possibilidade de contar com especialistas em determinado segmento, expertise que você provavelmente não possui.
Como contratar um freelancer?
Entender o que é um freelancer não deve ser um problema maior para os empreendedores do que contratar esse profissional. Essa tarefa realmente requer alguns cuidados para encontrar as pessoas certas que não deixem a qualidade do seu trabalho cair. Algumas dicas são fundamentais.
Defina o que precisa
Antes de procurar um freelancer, você deve definir bem aquilo que precisa. Como o freelancer trabalha sozinho ou com poucas parcerias, certificar-se de que ele tem as habilidades para executar as suas tarefas é fundamental para contratar com mais assertividade.
Vá atrás do freelancer
O que não faltam no mercado são ferramentas e até aplicativos para encontrar freelancers. Até mesmo as redes sociais estão repletas de grupos que reúnem esses profissionais. Basta buscá-los de acordo com a área desejada.
Selecione o freelancer melhor qualificado
Minha dica poderosa ao contratar freelancer é não se basear apenas em valores. Nem sempre, profissionais que oferecem um preço competitivo entregarão trabalhos de qualidade. Para se certificar de que o custo-benefício valerá a pena, recomendo analisar portfólios e conversar com o candidato.
Acompanhe a execução do trabalho
Manter contato com o freelancer e acompanhar toda a execução do trabalho é essencial para se certificar de que as demandas serão entregues no prazo combinado e com a qualidade desejada. Para isso, você deve orientar e avaliar os passos tomados. Validar as entregas e dar feedbacks constantemente também são fundamentais para imprimir sua marca no serviço terceirizado.
Espero que esta sacada tenha sido útil para seus negócios! Agora que você já sabe melhor o que é um freelancer e como contratá-lo pode começar o planejamento para colocar aquela ideia que está na gaveta há um tempo em prática. Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber outras dicas de empreendedorismo e marketing digital.