O Que É Um Infoproduto?

O Que É Um Infoproduto?

Com o avanço da tecnologia e o aumento da distribuição da internet no Brasil, sem falar da mobilidade por meio dos smartphones, a forma como nós nos comunicamos, aprendemos e socializamos mudou. Além disso, para a educação e a busca pela informação, cada vez mais priorizamos os meios digitais, e aí entra os produtos digitais. Hoje eu vou falar sobre o que é um infoproduto e a importância dele para o seu negócio digital.

Afinal, o que é um infoproduto?

Infoproduto é a junção das palavras informação e produto, ou seja, algo que pode ser adquirido com objetivo de educar ou solucionar um problema. Simples? Mas não para por aí!

Os infoprodutos são distribuídos exclusivamente em formato digital, proporcionando acessibilidade fácil, rápida e interativa entre sua audiência e a informação. Para criar um infoproduto, você precisa ser bom em alguma coisa, a partir disso é necessário destrinchar o processo e os caminhos de como fazer essa coisa bem e distribuir a informação para o seu público.

Por exemplo, existem muitas pessoas que necessitam aprender mais sobre como elaborar tabelas dinâmicas no Excel. Caso você domine o software, você pode criar um infoproduto gratuito sobre tabelas dinâmicas com o objetivo de divulgar um curso completo sobre Excel e suas aplicações.

Agora que você aprendeu o que é um infoproduto, descubra quais são os seus principais formatos.

Conheça os principais formatos de infoprodutos

Independentemente do seu ramo de atuação ou tema escolhido, existem diversos formatos para elaborar e divulgar o seu infoproduto, confira a seguir:

Ebook: é um livro digital em que você pode dissertar sobre sua técnica, um problema acompanhado de solução, uma aplicação, módulo de curso, entre várias outras opções.

Whitepaper: assemelha-se muito do ebook, pois também é um material denso com muito texto, porém, divulgado em formato de artigo, sem o cuidado gráfico do livro digital.

Audiobook: é a disposição do seu material denso em forma de áudio, diferenciando-se do podcast, pois será a reprodução fiel de um artigo ou livro digital.

Podcast: diferente do audiobook, o podcast é um “programa”, que informa de maneira interativa e dinâmica sua audiência, em determinados assuntos.

Screencasts: é um vídeo que mostra a tela de um computador realizando uma ação, ideal para infoprodutos que ensinam técnicas exclusivas para meios digitais.

Webinars: os chamados “eventos on-line”, são vídeos ao vivo, exibidos para audiências cadastradas previamente.

Vídeo-aulas: são literalmente módulos de aulas disponibilizados em vídeos, ideais para infoprodutos que não contemplam técnicas digitais, como o ensino culinários, ensino de instrumentos musicais, etc.

Revistas digitais: assim como os livros digitais, as revistas podem ser extremamente interessantes para engajar e educar sua audiência, sem contar que você pode monetizar espaços nelas (sempre com moderação).

Entenda a importância da formação do preço e divulgação do seu infoproduto

Em um papo que tivemos por aqui, eu ensinei o que deve ser levado em conta na formação do preço do seu infoproduto, pois o preço errado pode fazer a sua lucratividade cair ao máximo. Continue a leitura para aprender mais mais sobre o tema!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

4 thoughts on “O Que É Um Infoproduto?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *