Provavelmente você já ouviu falar e até participou de algum Webinar, mas não o conhece pelo nome. Porém, fique tranquilo, ele não é um bicho de 7 cabeças. A palavra é a junção de web-based + seminar. Em português, isso significa seminário baseado em rede.
Resumindo: ele é uma web conferência de uma via, ou seja, um locutor se expressa online e ao vivo, e os espectadores assistem, podendo interagir entre eles ou ainda fazer perguntas ao palestrante.
Quais as vantagens do Webinar?
A principal vantagem é vencer as barreiras geográficas, disseminando o seu conteúdo de forma rápida, prática, interativa e em tempo real, para pessoas de diversos lugares do mundo.
Não sabe como isso acontece? É simples! Através de aplicações específicas instaladas nos computadores dos participantes ou por meio de aplicações web, em um navegador.
Além disso, você pode alavancar o seu Marketing de Conteúdo com Webinars. Isto é, se você produz conteúdos de qualidade para promover engajamento e posicionar a sua empresa como referência em certos assuntos, você pode utilizar essa técnica para potencializar sua comunicação.
Ferramentas como e-books, infográficos, posts e blogs são combinações perfeitas que podem ser coroadas com Webinars criativos e eficientes.
E como faço um Webinar?
Para que você consiga produzir um bom Webinar, recomendo que siga alguns passos básicos. Veja:
1º passo
Definir o tema. A partir disso você estuda, monta um roteiro eficiente e uma apresentação dinâmica. Você também pode chamar algum convidado ou parceiro, deixando o conteúdo do seu Webinar ainda mais rico.
2º passo
Encontrar a plataforma certa. Atualmente existem várias no mercado, pagas e gratuitas, como: WeBex, GoToMeeting e o Google Hangouts.
3º passo
Planeje a data e o horário do seu Webinar. Pense bem, escolha a data certa e um horário confortável para o seu público-alvo. Só assim você garante aderência por parte da sua audiência.
4º passo
Divulgue! Seja incisivo, envie e-mails, convites, faça posts e divulgue nas redes sociais, enfim, incentive o seu público alvo a ter interesse e vontade de participar do Webinar.
Por que fazer um Webinar?
Como são muitas vantagens, separei apenas as principais e as listei. Assim você tira todas as suas dúvidas do porque deve fazer um Webinar. Veja:
– Com um tema amplo você atrai muita gente para o seu negócio;
– Com um tema específico você conduz a audiência para uma ação, como, por exemplo: a compra de um tênis para uma corrida de aventura que tenha sido foco do Webinar;
– Você pode fazer lançamentos ou demonstrações de produtos ao vivo, conhecidas como live demos; e
– O Webinar pode ter foco em relacionamento, retendo conhecimento e entretenimento para os seus clientes.
É isso! Rápido, prático, barato, produz engajamento e educa o seu público. Está esperando o que para começar um Webinar?
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Oi Erico, existe um tempo confortável que as pessoas ficam num webinar? E se sim devo deixar claro o tempo aproximado que vai durar na divulgação do mesmo? Estou desenvolvendo meios pra vender suplementos.