Criar uma empresa não é uma tarefa fácil. Por isso, já abordei o assunto e dei até dicas para quem quer criar uma startup, mas não sabe por onde começar. No entanto, é necessário entender que quando falamos sobre o que é uma incubadora de empresas, precisamos de uma visão mais ampla do empreendedorismo, para só depois entendermos por completo o que ela faz.
Isso porque conseguir investimento para transformar sua ideia em um negócio de sucesso é uma tarefa árdua e sem garantias. Isso quer dizer que por mais que você seja bom no trabalho que executa e tenha tido uma ótima sacada, não significa que um ou mais investidores vão apostar nela.
Afinal, o que é uma incubadora de empresas?
O significado da palavra incubadora nós já conhecemos bem: aquele aparelho no qual os recém-nascidos são colocados para garantir que suas funções vitais fiquem dentro do esperado. É como uma espécie de bolha que serve para proteger o bebê até que ele esteja pronto para deixar o hospital.
Quando o assunto são as corporações, no entanto, o termo incubadora serve para denominar o ambiente que auxilia os micro e pequenos negócios a se manterem nos seus primeiros anos. Ou seja, incubadoras de empresas são uma espécie de apoio de profissionais mais experientes, que servirão para dar o suporte necessário para os novos empreendedores.
O que faz uma incubadora de empresas?
As incubadoras oferecem suporte de formalização, assessoria técnica, assistência jurídica, instalação física e a possibilidade de melhorar o seu networking. Mas se engana quem pensa que conseguir uma incubadora é mais fácil do que atrair investidores.
As incubadoras têm processos de seleção bem intensos e é comum que só aceitem empreendedores que conhecem bem o mercado em que estão inseridos, tenham um plano de negócios sólido e que saibam a necessidade de escutar os conselhos e dicas de quem participará dessa “incubação”. Por isso, é importante conhecer bem o processo antes de saber como as incubadoras de empresas podem ajudar seu negócio.
Vale lembrar que o tempo de incubação dependerá sempre da necessidade das corporações – fato avaliado ainda na seleção. Atualmente, esse período não pode ser superior a 2 anos e 9 meses.
Minha empresa pode ser incubada?
Não há resposta certa para essa questão, mas o que sabemos até hoje é que as empresas incubadas são aquelas que possuem projetos inovadores e têm apelo de público.
Gostou de entender o que é uma incubadora de empresas e quer mais dicas matadoras para se tornar um empreendedor de sucesso? Então, acompanhe também as postagens de vídeos no canal Ignição Digital, minha página no Youtube.
Gostei.