Hoje vamos falar de uma ferramenta usada em quase todas as estratégias de Marketing Digital, a Landing Page. Ela é uma página especifica do seu site, criada com o objetivo de facilitar a conversão. Ou seja, levar o seu leitor a concluir uma compra de produto, serviço ou assinatura de conteúdo.
Não entendeu? Calma, é bem simples e eu te explico!
Quando o leitor entra no navegador e digita www.exemplo.com ele acessará a home do seu site. A partir disso, ele tem acesso a todo o seu conteúdo, podendo pesquisar algo do seu interesse, ou não. Um caminho arriscado para a conversão.
Agora, se o seu leitor clicar em um anúncio em formato de banner ou link patrocinado, ele acessará sua página específica, a Landing Page. Isso facilitará a conversão por conta de sua construção, como veremos abaixo.
O que uma Landing Page precisa?
Como o objetivo principal da Landing Page é a conversão, ela precisa ser eficiente. Óbvio? Nem tanto! Existem alguns pontos específicos para a conversão ser bem sucedida:
- Texto: Disponha todas informações de forma organizada, clara e objetiva.
- Destaque: Evidencie as informações mais importantes, como o preço por exemplo.
- Elementos visuais: Aumente sua eficácia usando fotos e vídeos, mas não exagere. O objetivo não é entreter e sim converter.
- Call to action: Leve o seu leitor até a conversão com expressões simples e objetivas como: compre, cadastre-se agora, aproveite essa oportunidade, etc.
Tipos de Landing Page
Agora que você conheceu um pouco da ferramenta, mostrarei quais são as categorias específicas de conversão usadas nas Landing Pages:
Vendas diretas: São páginas que direcionam o leitor para um produto especifico de e-commerce, como agendamento de serviços, lançamentos de produtos, etc. Nessa categoria, o único objetivo é promover a venda direta.
Tenha foco! Traga potenciais clientes para sua Landing Page por meio de divulgação, como em anúncios do Google, Facebook, Instagram, Twitter ou e-mails marketing.
Gerar leads: Geralmente uma Landing Page criada para geração de leads possui um formulário a ser preenchido pelo leitor em troca de algum benefício, por exemplo: E-books, inscrições para webinares, newsletter. Com isso, você cria uma base de contatos para anunciar futuramente de forma segmentada.
Construir relacionamento: Essa é a categoria mais complexa, que mescla a geração de leads com vendas diretas. Nela, você cria conteúdos e oferta benefícios específicos, com o objetivo de construir um relacionamento na base da confiança. Nem todos os seus visitantes estão dispostos a comprar de você, então você precisa persuadi-los e, no momento certo, converter a venda.
Cuide da Landing Page!
A primeira impressão é sempre a que fica, então capriche no primeiro impacto do seu visitante, tenha uma Landing Page simples, organizada, linda e eficiente.
Agora você conhece a ferramenta e sabe o quão importante ela é para qualquer estratégia de marketing online. Quantas landing pages o seu site tem? Como elas estão aumentando os seus resultados? Compartilhe suas experiências!
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