O Que Faz Um Profissional de Marketing?

O Que Faz Um Profissional de Marketing

O marketing é uma área de atuação que vem apenas crescendo. Com uma maior compreensão sobre o que faz um profissional de marketing e a importância do trabalho dele dentro de uma empresa, esse ramo tem se tornado cada vez mais importante dentro das organizações. Para aqueles que ainda não sabem muito claramente do que se trata esse trabalho, trago um artigo completo sobre isso!

Começando do Começo: O Que é Marketing?

Existem várias definições para marketing. O Dicionário Aurélio, por exemplo, define marketing como “processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores”.

Partindo desse conceito, podemos concluir que o marketing envolve atividades aplicadas no desenvolvimento e na venda de produtos ou serviços. Desde a compreensão de nichos de mercado ao planejamento estratégico por trás das vendas, tudo isso é trabalho de marketing.

Afinal, O Que Faz Um Profissional de Marketing?

Acho que com essa apresentação do que é marketing já dá para sacar pelo menos o que faz um profissional de marketing. Vou citar aqui algumas tarefas comumente desempenhadas por esse profissional:

  • Monitoramento de oportunidades de mercado;
  • Definição e execução de estratégias para conquistar o público e, consequentemente, sua lealdade;
  • Construção e manutenção de uma boa imagem do produto ou serviço e da empresa;
  • Pesquisa de mercado;
  • Comunicação corporativa;
  • Promoção de produtos e serviços;
  • Planejamento de estratégias de lançamento de produtos e serviços;
  • Desenvolvimento de produtos novos ou renovação de existentes de acordo com as pesquisas realizadas;
  • Merchandising;
  • Avaliação do impacto do produto no mercado;
  • Plano de marketing.

Os campos de atuação do profissional de marketing também são diversos, desde atuando dentro de uma área de marketing em uma empresa a trabalhar como consultor ou ainda em institutos de pesquisa.

O Presente e O Futuro do Marketing: O Marketing Digital

O marketing digital não é só o futuro do marketing, ele é o presente também! Isso não quer dizer que o marketing “offline” morreu, nada disso, significa apenas que o marketing digital é um ótimo e indispensável complemento.

A internet é tão presente em nossas vidas no dia a dia que já não existe distinção de vida fora ou dentro dela. Estamos sempre conectados! Por isso o marketing digital tem se provado tão importante e, se usado da maneira correta, eficiente.

Se você ainda não conhece muito sobre o assunto, recomendo a leitura do meu artigo sobre marketing digital, seus conceitos, aplicações e técnicas. Aproveite e confira também 20 cases de sucesso da aplicação do marketing digital.

Agora que você já sabe o que faz um profissional de marketing, fique por dentro de tudo sobre marketing e marketing digital. Assine a newsletter do Ignição Digital e receba mais conteúdos como este!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

One thought on “O Que Faz Um Profissional de Marketing?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *