O sonho de todo empreendedor é encantar o cliente após finalizar a sua apresentação comercial não é verdade?
Lembre-se, em primeiro lugar, o seu foco deve ser em oferecer a solução que o prospect procura. Nada de se prender demais no quanto a sua empresa é incrível e tem os melhores produtos ou serviços.
Seu roteiro precisa ir mais além, veja as dicas que preparei!
Por que fazer uma boa apresentação comercial?
Ao elaborar uma apresentação comercial, deve-se ter em mente todas as possibilidades que ela apresenta, assim como os objetivos que você deseja. Veja como:
Não use uma apresentação comercial padrão
Personalizar é palavra de ordem quando se deseja encantar. É muito comum que as empresas tenham modelos padrão de apresentações e propostas comerciais. Mas isso pode ser um tiro no pé.
Essa estratégia pode deixar sua apresentação comercial chata e sem fundamento, prejudicando o que se deseja apresentar.
É preciso investir tempo pesquisando sobre o cliente e os produtos dele. E também para preparar o que será apresentado e como deverá ser feita a abordagem, já que cada pessoa que ouvirá sua apresentação é diferente.
Cuide de cada detalhe da proposta
Agora que já foi desenvolvida uma proposta de acordo com o perfil específico do cliente, chegou a hora de apresentá-la. Demonstre o objetivo de tal apresentação para quem tiver te assistindo.
Para criar a apresentação da proposta, você pode utilizar softwares como Power Point, Key Note ou Prezi, mas tome cuidado para não ficar preso à leitura dos slides.
Além disso, um bom design é essencial, mas é preciso que sua apresentação comercial não chame mais atenção do que você. Nada de cores brilhantes demais e excesso de figuras.
Apresente a visão do seu negócio
Aborde pontos principais de sua empresa, cite clientes que você já atendeu e casos de sucesso. Use sempre as palavras certas para encantar e engajar quem te assiste.
Também podem ser destacadas determinadas qualificações de sua equipe, bem como os anos de experiência de sua empresa.
Demonstre organização
Criar um cronograma de todos os processos e apresentá-lo é fundamental. Isso passa credibilidade e demonstra organização de sua empresa.
No caso de produtos a serem desenvolvidos, lembre-se de considerar o estágio de desenvolvimento ou verificar antes se já possui as unidades prontas.
É preciso definir prazos e, após isso, cumpri-los conforme o planejado.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe como fazer uma apresentação comercial matadora, não deixe de acompanhar mais conteúdos ricos aqui no blog da Ignição Digital!